Click-to-work check-in, a melhor forma de gerir o tempo e cumprir o RGPD

Nos últimos anos, a utilização de sistemas biométricos tem aumentado, especialmente para a marcação de ponto no local de trabalho. No entanto, tem sido levantada a preocupação de que a utilização de sistemas biométricos pode afectar a privacidade e a segurança das pessoas, pelo que as empresas devem justificar a necessidade de utilizar estes sistemas, especialmente quando existem alternativas menos intrusivas para atingir os mesmos objectivos, como o registo das horas de trabalho.

Por José Pedro Fernandes, vice-presidente da Sisqual

Existem também vários problemas com estes sistemas, como o elevado custo de instalação e manutenção, a vulnerabilidade a ciberataques e a possível violação da privacidade dos trabalhadores. Por isso, as aplicações móveis podem ser uma alternativa mais eficiente, segura e simples ao registo de horas.

O controlo do processo de marcação de ponto, ou seja, a marcação de entrada e saída dos colaboradores de uma empresa, é muito mais simples e eficiente com uma aplicação específica. Se, para além disso, se tratar de uma aplicação móvel, obtêm-se vantagens extra, como a facilidade de utilização pelos colaboradores, ou o acesso à informação a partir de qualquer lugar e a qualquer hora.

Um dos benefícios das aplicações móveis é que eliminam a utilização de papel, o que significa poupanças económicas e ambientais. Além disso, como estão ligadas à nuvem, permitem o acesso aos dados a partir de qualquer lugar e dispositivo, facilitando a gestão e o controlo do tempo de trabalho.

Outra vantagem é que reforçam a comunicação entre chefias e colaboradores, pois permitem o envio de mensagens, notificações e alertas em tempo real, bem como a partilha de informações relevantes sobre projectos, tarefas e objectivos. Desta forma, melhora-se o ambiente de trabalho e a produtividade.

Mas talvez a vantagem mais importante das aplicações móveis seja o facto de integrarem os horários pessoais e profissionais dos trabalhadores, proporcionando uma visão optimizada das incompatibilidades, o que se traduz numa melhoria do equilíbrio entre a vida profissional e familiar e da qualidade de vida. Ao poderem ajustar o seu horário de acordo com as suas necessidades pessoais e familiares, os trabalhadores sentem-se mais motivados, empenhados e satisfeitos com o seu trabalho.

Além disso, ao utilizarem o seu próprio telemóvel para picar o ponto, evitam o contacto com dispositivos partilhados, criando um ambiente mais seguro. Estas ferramentas são totalmente flexíveis, permitindo o acesso a vários dispositivos a partir do telemóvel, tablet ou computador, facilitando a gestão do horário de trabalho a partir de qualquer lugar.

Do mesmo modo, a privacidade sempre foi um desafio na implementação de sistemas digitais de registo de tempo. A entrada em vigor de medidas relacionadas com o tempo e a assiduidade realçou a necessidade de prestar atenção à protecção de dados, especialmente nos métodos que envolvem a recolha de impressões digitais ou aplicações instaladas nos telemóveis dos trabalhadores.

Neste contexto, as aplicações móveis de registo de ponto oferecem uma solução equilibrada. Permitem o registo exacto do tempo de trabalho sem comprometer desproporcionadamente a privacidade. A geolocalização pode ser dispensável em muitos casos, e a utilização de alternativas menos intrusivas, como as aplicações móveis, é uma opção que beneficia tanto os empregadores como os trabalhadores.

Por todas estas razões, as aplicações móveis são uma solução inovadora e vantajosa para substituir os sistemas biométricos de marcação de ponto em Portugal. Trata-se de uma ferramenta que promove a flexibilidade, a transparência e a confiança entre as partes, e que se adapta às necessidades e preferências de cada organização e de cada trabalhador.

O importante é escolher a que melhor se adapta às necessidades de cada empresa e de cada trabalhador. O objectivo destas aplicações é simplificar a vida e criar ambientes mais seguros sem comprometer a privacidade dos trabalhadores.

Em conclusão, acredito firmemente que as aplicações móveis são a alternativa ideal aos sistemas biométricos no local de trabalho em Portugal. O seu objectivo não é controlar ou vigiar os trabalhadores, mas sim facilitar a sua vida e tornar os ambientes de trabalho mais seguros, tudo isto sem comprometer a privacidade. É uma decisão que beneficia tanto os empregadores como os trabalhadores.

Ler Mais