Co-working cada vez mais conhecido entre os portugueses

A empresa de aluguer de espaços de trabalho físicos chave-na-mão Avila Business Centers anunciou os resultados de um estudo sobre ‘co-working’ que levou a cabo em Portugal em Junho passado.

Entre os quase 400 entrevistados, através de meios digitais, 95,3% confirmaram já terem ouvido falar no conceito de ‘co-working’ e apenas 4,7% admitiram não conhecer este modelo de partilha de infra-estrutura e de espaço. De resto, 73,2% dos entrevistados asseguram que o ambiente em que trabalham atualmente nas suas empresas poderia ser facilmente adaptado ao modelo de ‘co-working’ sem haver entraves de maior que colocassem em causa a produtividade dos colaboradores e da organização.

Questionados sobre qual a possível reação dos colegas de trabalho face a uma mudança do paradigma tradicional para um modelo de trabalho num espaço de ‘co-working’, mais de metade dos participantes no estudo (59,2%) indicaram que a reação seria positiva e que a adaptação decorreria sem problemas. Apenas 21,8% dos entrevistados deram a entender que a reação seria negativa, e 19% responderam que os seus colegas adotariam uma posição de indiferença face à mudança no ambiente de trabalho.

O documento do Avila Business Centers colocou ainda aos participantes no estudo a hipótese de os colaboradores das empresas em que trabalham poderem desempenhar as suas tarefas em casa, recorrendo pontualmente ao espaço de ‘co-working’. Confrontados com esta opção, 77,1% dos entrevistados admitiram que seria um modelo que serviria os propósitos da empresa e dos colaboradores. Apenas 22,9% da amostra se revelou relutante à implementação de um modelo misto (proposto na questão mencionada) em detrimento do atual ambiente em que trabalham.

Quando confrontados com as principais razões que levariam os colaboradores a optar por um modelo de ‘co-working’, os responsáveis pelas respostas foram claros. Quase três quartos (74,3%) confirmam acreditar que o ‘co-working’ iria permitir uma considerável redução de custos. A segunda razão mais mencionada tem que ver com a flexibilidade no trabalho – 64,8% dos entrevistados admitiram que este seria um critério a ter em conta na opção pelo ‘co-working’ – enquanto 55,3% indicaram a promoção do ‘networking’ e da troca de contactos e de trabalho em equipa como razão para a adoção. 32,1% dos entrevistados acredita que uma das principais razões para enveredar pelo modelo de ‘co-working’ tem que ver com o aumento da produtividade dos colaboradores. Esta questão permitia respostas múltiplas.

A última pergunta do estudo do Avila Business Centers incidia sobre a perceção das principais vantagens do modelo de ‘co-working’ para os colaboradores da empresa. Apenas uma resposta foi permitida, pelo que a opção preferida de cada um dos entrevistados excluía automaticamente as restantes possibilidades. No que respeita a esta pergunta, quase metade dos entrevistados (49,7%) referiram o contacto profissional como a principal vantagem, deixando para a resposta de maior mobilidade (29,9%) o segundo fator. Melhor trabalho em equipa e melhor acessibilidade foram os restantes critérios enumerados (13,1% e 5,3%, respetivamente). Apenas 2% dos entrevistados indicaram não identificar qualquer vantagem no modelo de ‘co-working’ para os trabalhadores das empresas.

Carlos Gonçalves, ‘chief executive officer‘ (CEO) do Avila Business Centers comenta assim esta iniciativa: «O estudo confirma que o modelo de ‘co-working’ é uma mais-valia para muitas empresas e, sobretudo, um conceito que convence os colaboradores e que torna óbvias as vantagens, quer para eles, quer para as respectivas organizações. A forma tradicional como trabalhamos está a mudar e um modelo misto ou de ‘co-working’ pode ser a solução para muitos dos ambientes de trabalho das empresas atuais.»

O estudo do Avila Business Centers foi realizado através de meios digitais durante o mês de junho, como referido. Foram entrevistados cerca de 400 participantes portugueses, aos quais foram colocadas as seis questões mencionadas atrás.

Mais informações: Avila Coworking

Ler Mais