
Coimbra vai receber conferência internacional de Tecnologia (com especialistas de 20 países)
A conferência tecnológica JNation, direccionada para profissionais que desenvolvem software, vai reunir na cidade de Coimbra cerca de meia centena de especialistas de 20 nacionalidades, os dias 27 e 28 de Maio, no Convento São Francisco.
Trata-se de um evento inclusivo, que aborda temas fundamentais para a indústria do software, como linguagens de programação (JAVA, JavaScript), Cloud & Infraestrutura, Machine Learning & Inteligência Artificial, Segurança e Metodologias de Desenvolvimento.
No primeiro dia terão lugar cinco tracks, enquanto o segundo dia será dedicado a workshops práticos.
«Teremos perto de 50 oradores, desde americanos, brasileiros, franceses, suecos, dinamarqueses, suíços, espanhóis. Serão mais de 20 nacionalidades diferentes», destacou à agência Lusa Roberto Cortez, da organização do evento.
«O objectivo é proporcionar aos participantes a oportunidade de aprender diretamente com especialistas experientes nestas áreas», acrescentou.
Em declarações à Lusa, Roberto Cortez explicou que o evento terá essencialmente oradores estrangeiros, «porque grande parte da tecnologia não é feita em Portugal, que acaba por ser mais um consumidor de tecnologia do que propriamente criador».
«Traremos os melhores criadores de tecnologia, para explicar como é que a tecnologia é utilizada. Teremos um orador bastante relevante, Josh Long, que vem dos Estados Unidos e que é uma pessoa que está muito ligada a uma tecnologia chamada spring, que está presente em mais de 70% do desenvolvimento em JAVA», referiu.
Maya Shavin, Daniel Madalitso Phiri, Olena Kutsenko, Thomas Vitale, Marcus Hellberg, Ricardo Ferreira, Eduardo Piairo, Chris Richardson, Atila Fascina, Alina Yurenko, Simon Ritter estão também entre as cinco dezenas de palestrantes.
De acordo com Roberto Cortez, este é um evento que tem crescido a cada edição, tornando-se uma referência nacional na área da tecnologia.
«Começámos em 2018 com 400 pessoas e todos os anos temos vindo a crescer a nível de participantes. Há dois ou três anos que estamos com cerca de 1300 participantes, que é o que esperamos este ano também, pois simplesmente não temos mais espaço para crescer», indicou.
A JNation decorre na cidade de Coimbra, «no Centro do país, para ficar a meio do caminho para todos», mas também para «descentralizar e não acontecer tudo no Porto ou em Lisboa».