
Colaboradores do Grupo Ageas Portugal dedicaram mais de 12 mil horas ao voluntariado o ano passado
Os colaboradores do Grupo Ageas Portugal, através da Fundação Ageas, registaram, em 2024, mais de 12 mil horas de serviço à comunidade.
Através do programa de Voluntariado Corporativo, a Fundação Ageas realizou 182 acções solidárias que se traduziram em 2855 participações de colaboradores e familiares, num investimento de mais de 199 mil euros, que teve como principal retorno o impacto.
Mais de metade (69%) dos colaboradores do Grupo Ageas Portugal participaram em pelo menos uma acção de voluntariado ao longo do ano. Paralelamente, 36% dos colaboradores envolveram-se em acções de voluntariado para além dos Team Building Solidários, que permitem juntar equipas naturais ou transversais em acções de solidariedade social, evidenciando uma dedicação contínua e diversificada às causas apoiadas pela Fundação Ageas.
«Estes resultados são um testemunho não apenas de que as Pessoas querem envolver-se com a sua Comunidade como também do impacto positivo que uma prática continuada de Voluntariado Corporativo pode ter numa empresa, nas suas Pessoas e nas entidades beneficiárias», afirma João Machado, Presidente da Fundação Ageas.
Ao longo dos anos, foram muitas as associações e instituições apoiadas pela Fundação Ageas. Um exemplo concreto deste impacto é o trabalho com a Fundação LIGA, que já conta com 15 anos de parceria e mais de 55 acções em conjunto.
As iniciativas de Voluntariado Corporativo da Fundação Ageas são, principalmente, dedicadas às áreas da Saúde, Envelhecimento e Exclusão Social e dividem-se em duas categorias – Acções de Voluntariado em equipa e Acções de Voluntariado de adesão individual.
As acções em equipa são experiências que unem colaboradores em torno de um objectivo comum com impacto real na comunidade, e nesta categoria inserem-se os Team Building Solidários, as Acções de Proximidade e Serviço – Acções Locais com Agentes; as Campanhas solidárias em equipa; e as Ações de voluntariado em família.
As acções de adesão individual permitem que cada pessoa escolha como, quando e onde quer fazer a diferença, seja com o seu tempo, conhecimento ou talento, e nesta categoria inserem-se as iniciativas de Proximidade e Serviço, o Voluntariado de Competências e Conhecimento, e as Campanhas solidárias, eventos desportivos e culturais.