Responsáveis da Harley Davidson, Coca-Cola, Google e um U.S. Navy-Seal vêm a Portugal transmitir ensinamentos aos gestores nacionais

O projecto português Business Retreats vai trazer a Portugal ao longo de 2021 vários líderes internacionais de grandes empresas. O objectivo passa por estes transmitirem os seus ensinamentos aos executivos nacionais sobre temas variados de gestão, partilhando, simultaneamente, as suas próprias experiências.

Por Sandra M. Pinto

 

«Do ex-diretor de marketing e comunicação da Harley Davidson, ao consultor de branding da Coca-Cola, passando pelo criador da metodologia Design Sprint da Google e por um ex-comandante da marinha naval norte-americana (U.S. Navy-Seal), tenho a certeza que vamos surpreender e fazer deste evento algo de totalmente disruptivo», assegura em entrevista António Ferreira, managing partner da Business Retreats

Quando e como nasceu a Business Retreats?
A Business Retreats nasce no início de 2020, mas a empresa “mãe”, chamada FarmIN, trabalha desde 2017. Sendo a Business Retreats focada exclusivamente em temas estratégicos de gestão, decidimos criar uma nova marca separada do negócio da FarmIN.

O que levou à criação deste projecto?
O que levou à criação do projecto Business Retreats foi a necessidade do mercado luso em ter grandes experts de gestão a nível internacional a partilharem com outros líderes portugueses os seus casos de sucesso, estratégias e ferramentas utilizadas em grandes multinacionais, como a Google, Coca-Cola, Harley-Davidson, Audi, Intel, entre outras. O mundo da formação é vasto, mas não existem formatos intensivos de formação de dois dias focados num só tema estratégico para as empresas com os melhores experts internacionais.

Quais são os vossos principais objectivos?
Os nossos principais objectivos passam por gerar competitividade, inovação e sustentabilidade às empresas portuguesas, através de uma experiência de excelência e diferenciada de formação presencial para gestores, consultores e empreendedores. As pessoas fazem as empresas e estamos certos que o nosso modelo é um mecanismo perfeito para potenciar este três objectivos, capacitando as equipas com conhecimento actualizado.

Quais as necessidades por vós identificadas e às quais pretendem dar resposta?
Quisemos juntar o melhor dos dois mundos: a formação tradicional com a presença de grandes experts, que muitas vezes apenas conseguimos ter contacto durante escassos minutos em eventos de palestras. Assim, damos a oportunidade aos nossos clientes de, durante dois dias, aprenderem e debaterem com os melhores do mundo.
Normalmente, estes experts falam para grandes públicos num curto espaço de tempo. O nosso objectivo é o contrário, um grupo pequeno durante um longo período, numa experiência de formação intensiva com grande proximidade entre o formando e formador.

A gestão está no centro da vossa actividade. Mais especificamente que temas?
Existe um foco estratégico em temas de gestão, aliado ao facto de conseguirmos identificar e trazer experts relevantes para trabalharem o tema. É um processo que anda de mãos dadas. Para este ano, identificámos três áreas de atuação: Branding e Posicionamento de marca; Inovação e Gestão de Produto/Projecto; e Operações e Liderança. Felizmente, encontrámos personalidades de excelência para trabalharem os temas.

A iniciativa dirige-se apenas a gestores?
Grande parte do nosso target são gestores, no entanto, alguns dos nossos clientes são também consultores e empreendedores. Do lado do negócio, os nossos cursos destinam-se às várias realidades, desde PME a grandes empresas, independente do sector de actuação, sendo o potencial de sinergias e network elevado e que valorizamos bastante nas nossas formações.

De que forma se vai concretizar o conceito Business Retreats no “terreno”?
Os nossos cursos têm uma componente imersiva de trabalho presencial durante dois dias, com um dia extra, antes do início do curso para as inscrições early-bird. Segue-se um acompanhamento online, sempre que necessário, durante 15 dias.
Este ano vamos realizar as sessões em Tomar, numa quinta envolta por natureza, onde algumas surpresas estão planeadas, pois, como referimos, a experiência é algo que valorizamos muito.

A experiência será de alguma forma personalizada aos participantes ou é um modelo “geral”?
Procuramos preparar os conteúdos a trazer com os participantes, para que os trabalhos em sala sejam o mais direccionados possível sempre com apoio do expert e equipa de formação. No entanto, o modelo dos nossos cursos não é um formato 100% customizado, ainda que, pontualmente, possamos preparar sessões customizadas para clientes que tenham essa necessidade.

Quando começam os retiros?
Temos o primeiro curso/retiro marcado, neste caso o direccionado ao tema Branding e Posiconamento de Marca, para os dias 12 e 13 de Novembro de 2021. Depois, segue-se o curso de Inovação e Gestão de Produto/Projeto em Janeiro de 2022 e o curso de Operações e Liderança, em Junho de 2022.

Francisco Matalonga, João Cascão e António Ferreira, fundadores da Business Retreats

Já podem avançar quem serão as personalidades que participam em 2021?
Sim, no primeiro curso de Branding e Posicionamento de Marca, conseguimos trazer Ken Schmidt (ex-Diretor de Marketing e Comunicação da Harley-Davidson) e Martin Flaherty (ex-Special brand advisor da Coca-Cola), já realizaram esta sessão algumas vezes nos Estados Unidos da América, mas será a primeira vez em Portugal.

Para o segundo curso, temos o fundador da Metodologia SPRINT, Jake Knapp (ex-Product Strategist da Google). Para o curso de Operações e Liderança selecionamos uma personalidade única para trabalhar o tema, Jocko Willink (ex-Navy Seal, presente durante 13 anos na guerra do Iraque).

Qual a razão da escolha dessas personalidades e que temas serão por elas abordados?
Para nós é fundamental que, identificado o tema da sessão, consigamos trazer um expert de top 5 mundial a trabalhar o tema. As sessões que já temos planeadas foram os casos de match perfeito.
Por exemplo, identificada uma das necessidades para este ano de 2021, o Branding e Posicionamento de Marca, procuramos casos de sucesso relacionados com o tema e, paralelamente, perceber qual o responsável por esse êxito. Foi assim que chegámos à Harley-Davidson e ao seu diretor de Marketing e Comunicação, Ken Schmidt.

De que forma podem os interessados inscrever-se?
No nosso site businessretreats.net, mas podem também entrar em contacto connosco através da nossa página de linkedin ou instagram.

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...