Com salários baixos a economia nunca se vai desenvolver, afirmou ministro da Economia e do Mar

Human Resources com Lusa
12 de Maio 2023 | 08:10

Na Assembleia da República, o ministro da Economia e do Mar defendeu que, com salários baixos, a economia nunca se vai desenvolver, mas destacou o esforço feito para aumentar a massa salarial.

 

«A questão dos salários é decisiva para o futuro dos trabalhadores e das empresas. Se tivermos salários baixos, a economia nunca se vai desenvolver. Esse problema está umbilicalmente ligado com algum esforço que tem vindo a ser feito para aumentar os salários», apontou António Costa Silva, em resposta ao PCP, na comissão parlamentar de Economia.

De acordo com o governante, a remuneração média mensal bruta está nos 1.411 euros, o que se traduz num aumento de 19,7% face a 2015. Para o ministro, isto representa um esforço das políticas públicas para aumentar a massa salarial.

Costa Silva referiu ainda que o aumento dos salários é um complemento ao «desígnio maior», que é a capacidade de o país criar riqueza, destacando o trabalho feito ao nível do tecido empresarial para introduzir «novas ondas de tecnologias digitais».

Continue a ler após a publicidade

O ministro da Economia e do Mar abordou também a situação da indústria de moldes, que disse ter sobrevivido a todas as crises, ao contrário do que, por exemplo, aconteceu em Espanha. No entanto, considerou ser necessário diversificar os clientes, notando que entre 75% a 80% dos colaboradores deste sector trabalham para a indústria automóvel.

Já sobre o fecho da refinaria da Galp em Matosinhos, tema levantado pelo Bloco de Esquerda, o governante considerou que «este é um problema» e disse que «se está a tentar pressionar» a Galp a readmitir os seus trabalhadores. Relativamente à perda de antiguidade dos trabalhadores readmitidos, o ministro da Economia disse «não estar a par», mas prometeu investigar o assunto.

Partilhar


Mais Notícias