Como criar a melhor experiência para trabalhar, a partir da reformulação dos espaços de trabalho

As novas instalações da PHC Software em Oeiras, no Taguspark, pretendem ser uma janela para o futuro do trabalho e da produtividade das empresas. Com capacidade para 300 postos de trabalho, distribuídos em mais de quatro mil metros quadrados de área de trabalho, são pensadas de raiz para um modelo híbrido onde o foco de trabalhar em casa se liga à «interacção, cooperação e criatividade nas instalações».

 

As instalações são o resultado de três anos de estudo das melhores práticas a nível mundial e que culmina numa experiência onde os postos de trabalho e de reunião se interligam com auditórios, salas para demonstrações cinematográficas de software, laboratórios de user experience, incubadoras de startup ou uma biblioteca digital. Que se complementam com um estúdio de gravação, espaços para wellness, ou espaços lúdicos onde encontramos instrumentos de música, jogos de vídeos e até uma sala de arcade onde se pode jogar SEGA Rally, flippers ou PacMan.

«Quisemos ir além da ideia convencional de empresa e criar uma verdadeira House of Digital Business, onde os nossos colaboradores têm todas as condições para ser altamente produtivos e com elevadas condições de bem-estar. Estas instalações são mais do que um edifício, na medida em que são um verdadeiro conceito que nos prepara para criar uma experiência incrível para os colaboradores e clientes. Queremos criar ainda mais valor para a sociedade», refere Ricardo Parreira, CEO da PHC Software.

«É bom ter a PHC Software no Taguspark, uma empresa inspiradora e que a partir de Portugal produz talento e serviços para o mundo. Em boa hora decidimos avançar para a construção deste edifício. O que vemos hoje nestas instalações é o resultado de um grande trabalho de parceria, que permite à PHC oferecer aos seus colaboradores e parceiros a melhor experiência em local de trabalho, com conceitos de escritório altamente inovadores. Bem-vindos à Cidade do Conhecimento», afirma Eduardo Baptista Correia, CEO do Taguspark.

Houve ainda uma aposta em conforto acústico com painéis absorventes e salas insonorizadas, em conforto visual com luz natural e monitores de alta-definição com tecnologia eye ease, e conforto ergonómico com cadeiras executivas para todos os colaboradores. Mas também no conforto físico com comida gratuita, ginásio, serviços de wellness por marcação, estacionamento para todos os colaboradores; ou segurança com secretárias antivírus que se exterminam qualquer vírus em 10 segundos, dispensadores low-touch de álcool, ou tapetes desinfetantes.

A House of Digital Business da PHC é também totalmente tecnológica, tirando partido do software PHC para ligar todo o edifício, seja através de reserva de salas, check-in de visitantes, envio de notificações através do smartphone, marcação de lugar em eventos internos, até ao registo do levantamento economato.

A que se soma um sistema de Corporate Tv pensado para dar informação distinta em diferentes zonas, desde os espaços de recepção até aos objectivos das equipas no local de trabalho. E uma biblioteca digital com dispositivos Kindle que se ligam à conta da Amazon da PHC, permitindo o download e leitura de qualquer livro.

A PHC Software aproveitou também para redefinir todos os aspectos de trabalho da empresa, desde a redefinição da identidade corporativa, aos processos de candidatura e on-boarding, à experiência dos seus parceiros no edifício, até ao próprio impacto na sociedade, onde a empresa optou por tornar todo o seu merchandising sustentável, introduziu carregadores para carros elétricos no estacionamento e reforçou as suas políticas de sustentabilidade social.

A decoração do edifício ficou a cargo da equipa da PHC que expressou a cultura da empresa em todos os espaços, onde se pode encontrar uma barbearia, um cinema, um jardim asiático, obras de arte urbana, ou a grande escadaria da icónica entrada do edifício.

Veja aqui algumas fotos:

Ler Mais