Como deve a Gestão de Pessoas reinventar a liderança?

Os profissionais de Recursos Humanos dependem demais da formação formal para o desenvolvimento da liderança. Formas mais estratégicas de aprender e adquirir experiências fora do normal ajudarão a criar futuros líderes.

Por Herminia Ibarra

Enquanto vários estudos mostram que aumentar a capacidade de liderança permanece uma das principais prioridades estratégicas da maioria das empresas, os mesmos relatórios descobriram que grande parte dos esforços de desenvolvimento de liderança não cumpre as expectativas. Os profissionais de RH devem estar à altura do desafio ao não só reinventarem a liderança, como também ao estarem eles prontos para liderar.

Actualmente incapazes de limitar o seu contributo ao estímulo de resultados dentro de silos funcionais, os gestores de todos os níveis devem actualizar as suas capacidades para que possam antecipar e liderar mudanças. A minha pesquisa revela as armadilhas das abordagens para o desenvolvimento de liderança, e oferece uma alternativa para os profissionais de RH que desejam ajudar as suas empresas – e o seu cargo – a obter a liderança que desejam e que, no entanto, é tão esquiva.

Leia a reportagem na íntegra na edição de Setembro da Human Resources Portugal.