Como estão os CFO de hoje a investir em dados que fazem a diferença

À luz da actual situação económica e geopolítica que vivemos, torna-se cada vez mais desafiante a manutenção de um negócio durável e resiliente.

Por Fernando Braz, Country leader da Salesforce Portugal

 

Ao longo da próxima década, as novas mudanças nas preferências dos clientes, mudanças regulatórias, escassez de competências e disrupção tecnológica vão continuar a testar as empresas em todos os sectores. E esta constatação está alinhada com o mais recente inquérito anual da PwC a mais de 4.000 CEO globais – e onde 40% afirmou que a sua empresa pode não ser viável daqui a uma década se continuar a rumar pelo caminho que segue actualmente.

Preocupados em permanecer financeiramente disciplinados a curto prazo, enquanto não descuram futuras oportunidades de crescimento, os CEO estão a convocar os seus Chief Financial officers (CFO) para repensarem as suas funções – tanto no que se refere à própria organização, mas também junto dos seus clientes.

O papel e a influência do CFO está a expandir-se muito para além do que tradicionalmente é visto como administrador, com o equilíbrio diário da geração de receitas e o investimento no futuro. Assumindo responsabilidades de liderança mais amplas, o CFO moderno é um solucionador de problemas eficaz e um operador eficiente, liderando mudanças estratégicas que podem afectar positivamente os resultados financeiros.

Investir de forma inteligente durante uma crise

Um dos maiores desafios enfrentados atualmente pelos CFO é o de como investir sabiamente em tempos de crise, especialmente em tecnologias que podem ajudar as empresas a tornarem-se mais eficientes à medida que os orçamentos diminuem.

Um parceiro dos gestores de nível executivo na orientação da direcção dos negócios e da visão do produto para a empresa, o CFO moderno que compreende o potencial de estratégias como automação e a consolidação de plataformas está mais bem posicionado para conduzir a sua organização em direcção ao sucesso a longo prazo.

Ter acesso aos dados em toda a empresa é essencial para que um CFO tome decisões informadas. Para as empresas, recolher, unificar e harmonizar todos os dados conectados a um cliente é essencial para fornecer a personalização em escala e conectar-se com os clientes da forma que precisam e ambicionam.

Para muitas organizações, no entanto, um obstáculo importante nos seus esforços de transformação digital, eficiência e experiências do cliente é o crescimento das aplicações.

O CFO moderno deve ter experiência digital – e isso traduz-se num profundo entendimento e trabalho conjunto com o seu CIO e equipa de tecnologia. A consolidação de fornecedores é uma forma importante de reduzir as complexidades da sua infraestrutura de TI e dos seus resultados.

Investir para o futuro

A evolução das prioridades dos stakeholders e dos clientes também está a ajudar a moldar a agenda atual do CFO e até mesmo o conjunto de competências. Enquanto normalmente os CFO se concentram no desempenho dos negócios e no retorno sobre o investimento (ROI), agora precisam de conseguir comunicar além dos números.

Segundo novos dados de uma pesquisa da OneStream’s Decision Maker Outlook com mais de 650 executivos financeiros na América do Norte e na Europa, quando se trata de recrutar um líder financeiro, os executivos indicam que pretendem conjuntos de competências que incluem a capacidade de resolução de problemas/tomada de decisão (68%), competências estratégicas/ pensamento orientado para negócios (67%) e competências de comunicação (53%).

E aqui entra o exemplo ESG – da gestão ambiental, social e corporativa – os CFO encontram-se numa posição única para ajudar a impulsionar essas iniciativas, alinhando as equipas financeiras e não financeiras aos objectivos da organização, conduzindo também a discussão sobre transparência e relatórios.

Evoluir para se ser bem-sucedido

O momento que vivemos é desafiante para todas as empresas, mas a mudança também cria oportunidades para se desenvolverem novas vantagens competitivas e prosperar. Com o foco na tecnologia que agrega valor, poupança de custos a longo prazo e, finalmente, um ROI sólido, os líderes devem apostar no CFO que investe no futuro, em vez de interromper o progresso.

Com a tecnologia certa, podem aumentar a automação e reduzir o número de fornecedores de tecnologia necessários para a gestão dos seus negócios. Podem também garantir a relevância, agilidade e resiliência da sua empresa para quaisquer interrupções e mudanças que possam ocorrer ao longo da próxima década.

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