Como fazer um currículo para entrevistas no estrangeiro?

Ter todos os passos acima concluídos é essencial, mas se o currículo não chamar a atenção dos recrutadores, será excluído antes de ter a oportunidade de fazer parte da selecção. Para evitar isso, saiba como fazer um currículo seguindo as dicas abaixo.

  1. Adicione as informações pessoais

O currículo será a única forma de o recrutador o conhecer, portanto invista nas suas informações pessoais relevantes. Coloque toda a sua formação relevante para a vaga, as experiências profissionais ou de voluntariado, outras competências ou certificações e as informações básicas como a nacionalidade, a residência actual, entre outras.

Lembre-se de adequar as informações a cada vaga a que se candidata, pois, dessa forma, a probabilidade de ser escolhido aumentará.

  1. Adicione uma foto adequada

Adicione uma foto adequada à vaga a que se candidata e que seja profissional aos olhos dos recrutadores. Novamente, lembre-se que esta é a primeira impressão que o recrutador terá de si e, se não estiver tudo de acordo, será a última.

  1. Adicione redes sociais com valor

Aproveite para adicionar as redes sociais que acrescentem valor ao seu currículo. Por exemplo, tem o LinkedIn atualizado? Nessa rede tem informações pertinentes e que acrescentem valor ao seu CV? Em caso afirmativo, adicione as informações relativas à rede.

  1. Seja directo

Não adicione conteúdo que não acrescente valor à vaga a que se está a candidatar. Fazê-lo irá ser um motivo para ser excluído à primeira oportunidade! Ao invés disso, adicione todas as experiências e competências que farão sentido e que podem ajudar um possível recrutador a escolhê-lo a si e não ao seu concorrente.

  1. Seja honesto quanto às suas competências no idioma

A realidade é que os recrutadores falarão o idioma do país de destino e, se exagerar nas suas competências, estes irão dar-se conta eperderá, certamente, as suas hipóteses. O melhor é ser sincero!

  1. Traduza para inglês ou para o idioma de destino

E, por favor, não use o Google Tradutor. Faça uma tradução correcta e sem erros, pois esta será uma excelente forma de mostrar aos recrutadores o seu nível de conhecimento no idioma. Se encontrarem fluência no discurso, existe grande probabilidade de ser elegido.

Após a tradução, peça a um amigo ou conhecido para ler e verificar a ortografia. Esta tradução pode, realmente, ajudá-lo a ficar com a vaga.

Ler Mais