Como incentivar o mindset digital nas lideranças?

Com a pandemia, este foi um dos temas que ganhou fundamental importância. Juntamente com a necessidade de transformação do negócio devido às mudanças provocadas pelo novo coronavírus, sai reforçada a necessidade de transformação especificamente da liderança.

Para a especialista Lina Nakata, começar a transformar a mentalidade passa por pedir aos líderes que reflictam se as pessoas estão no centro da sua estratégia de negócio, como refere no site GPTW. No seguimento importa implementar algumas dicas:

Estabeleça um propósito claro para toda a empresa
Mudar apenas para acompanhar uma tendência de mercado não é de todo recomendável. Todos sabemos que as empresas são criadas para gerar lucro, mas as que sobrevivem são aquelas que definem a sua razão de existir — e que, principalmente, usam esse propósito para motivar os seus colaboradores a participar no processo de transformar a mentalidade da liderança.

 

Sensibilize as lideranças para a necessidade da mudança
A transição de mindset pode ser um processo delicado para o/a líder. Neste caso, antes de capacitá-las, é essencial sensibilizá-las de que os modelos antigos de gestão de pessoas estão a ficar obsoletos e os resultados de um mindset ultrapassado podem ser insustentáveis.

 

Estimule uma postura colaborativa e aberta ao diálogo
O líder do futuro já não é aquela entidade soberana, inacessível e com a agenda cheia de reuniões. Gestores com mindset digital dialogam com seus colaboradores e adoptam um comportamento genuinamente disponível e receptivo à colaboração das pessoas com o negócio. Basta simplesmente ouvir, com atenção, o que colaborador tem para dizer e contribuir.

 

Prepare as lideranças para serem protagonistas
É importante realizar programas de desenvolvimento formais e informais para capacitar os gestores a liderarem a transformação. Cabe aos Recursos Humanos prepará-los para que sejam o principal exemplo da organização perante as suas equipas.

 

Crie mecanismos para que os colaboradores possam contribuir 
Os colaboradores, sobretudo os mais jovens, podem ser excelentes impulsionadores da nova mentalidade da liderança. À medida que vão adquirindo autonomia, liberdade e espaço para colaborar com a gestão da empresa, o mindset digital é uma consequência. Desde simples acções de reconhecimento que valorizem as pessoas até plataformas digitais que estimulem a troca de ideias entre todos, tudo é válido para fomentar a inovação.

Tal como a gestão de pessoas não se restringe aos Recursos Humanos, a transformação do mindset digital também deve ser uma tarefa partilhada por toda a empresa, mas sempre conduzida pela liderança.

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...