Como instituir uma cultura de desenvolvimento de competências

Um elemento-chave em qualquer estratégia organizacional para o envolvimento do trabalhador e para o crescimento empresarial deve de ser o processo de aprendizagem e desenvolvimento contínuo.

 

Por Scott Barneson, director de Learning Products, Formação e Certificação da Amazon Web Services

 

Em praticamente todas as indústrias, os colaboradores procuram um ambiente estimulante e oportunidades para progredir. Promover a aprendizagem é essencial; no entanto, para várias organizações que enfrentam prioridades concorrentes e orçamentos reduzidos, a formação não essencial muitas vezes fica em segundo plano.

À medida que cada vez mais empresas adoptam a cloud, desvalorizar o desenvolvimento de competências não é uma opção, uma vez que não há profissionais suficientes com competência para trabalhar com a cloud. Portanto, as organizações têm de ter intenções de investir e de instituir uma cultura que coloque a formação de competências em cloud como prioridade para atraírem e reterem pessoas com talento nessa área.

Para além disso, à medida que novas formas de trabalhar se tornam a norma nos tempos pós-pandemia, é mais importante do que nunca reavaliar como uma organização prioriza o desenvolvimento dos seus colaboradores.

É evidente como o incentivo ao desenvolvimento de competências aumenta a confiança dos colaboradores e contribui para um ambiente de trabalho mais inovador, ágil e colaborativo.

Desenvolver uma cultura centrada no desenvolvimento de competências pode incluir várias formas de formação e inspiração formal e informal. Desde o aproveitamento da experiência do mundo real dos colaboradores mais experientes para formarem os novos membros da equipa, até à apresentação de cursos online e presenciais e a introdução de oportunidades de aprendizagem baseadas em jogos, há diversas formas de atingir as metas de uma empresa, através do desenvolvimento de competências dos colaboradores.

Podemos enumerar algumas estratégias para implementar uma cultura de desenvolvimento de competências para tirar um maior proveito do investimento organizacional na cloud:

Institucionalizar uma cultura de competências. Incorporar o desenvolvimento de competências dos colaboradores nas metas anuais da empresa para estabelecer o rigor operacional que suporta a cultura desejada. Considerando os imperativos estratégicos e operacionais específicos que se alinham às lacunas de qualificação, bem como o alcance de certificação da indústria que pode impulsionar novas conquistas de negócio, os gestores devem ter um diálogo aberto e contínuo com os colaboradores para alinhar o desenvolvimento de competências e as credenciais da indústria à função actual do indivíduo e ao seu percurso profissional de curto e longo prazo.

Manter-se focado no futuro. Ensinar às equipas de TI, assim como às de finanças, vendas, marketing e até mesmo a administrativa, conhecimento avançado sobre a cloud aumenta a capacidade da empresa de atender às necessidades do cliente de forma mais célere e colaborativa. Pensar holisticamente para consolidar a experiência e as competências na cloud de que a organização precisa, formulando um plano de desenvolvimento de competências com foco no futuro e começar a incentivar as equipas para se apoiarem nessas áreas de desenvolvimento.

Identificar os “campeões”. Reconhecer os profissionais qualificados no seio da organização e incentivá-los a actuar como mentores e formadores dos restantes. Isto proporciona oportunidades de liderança para profissionais qualificados, criando uma espécie de motor para a organização. Em pouco tempo, os que eram anteriormente considerados alunos destacam-se agora como “campeões” em crescimento.

Incentivar o tempo dedicado ao desenvolvimento de competências. Para que se estabeleça uma cultura de aprendizagem, é essencial que líderes e gestores incluam tempo para o desenvolvimento de competências nos seus calendários e programações, para que possam alcançar objectivos prioritários para equipas e organizações. Dar a oportunidade para os colaboradores dedicarem tempo durante a semana de trabalho para aprenderem e desenvolverem capacidades.

Criar um estilo de formação sprint. Estabelecer um prazo e um programa de formação que inclua um desafio de equipa. Esta abordagem ajuda as organizações a adquirirem certificações rapidamente numa função de trabalho ou domínio específico, mas deve ser equilibrada com as exigências do negócio. Os colaboradores precisam de sentir o compromisso da organização em dar espaço para os que procuram aprender mais, para que estes se sintam confiantes em interromper as responsabilidades diárias para desenvolverem as suas competências.

Estabelecer uma relação entre colaboradores. Tirar proveito das abordagens interactivas e jogos didácticos para formação, de forma a criar relações entre colaboradores e sinergias multifuncionais. Cenários de aprendizagem divertidos, práticos e sem riscos podem ser uma forma motivadora para os colaboradores aprenderem uma nova competência, aperfeiçoarem a actual ou experimentarem algo novo.

Reconhecer e recompensar. É importante reconhecer, recompensar e criar incentivos para todos os colaboradores que se esforçam para aprender novas competências. Incluir oportunidades de progresso na carreira, uma posição de liderança num novo empreendimento ou projecto de negócio ou gestão de recursos humanos.

Construir uma cultura de desenvolvimento de competências pode ajudar uma empresa a atrair e a reter talentos valiosos, ajudar os colaboradores a permanecerem motivados e inovadores no trabalho, assim como aumentar a prosperidade geral da empresa.

Com um pouco de criatividade e muito entusiasmo, uma empresa pode obter enormes benefícios organizacionais ao instituir uma cultura de desenvolvimento contínuo de competências.

 

Este artigo foi publicado na edição de Agosto (nº.128) da Human Resources nas bancas.

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