Como mudou a forma de trabalhar ao longo dos séculos e dos diferentes continentes?

O professor emérito da Universidade Livre de Amesterdão, Jan Lucassen, assina na obra «História do Trabalho» uma análise global das mais importantes experiências humanas com o trabalho e sua organização num contexto social.

 

Cobrindo a China, Índia, África, Américas e Europa, Jan Lucassen investiga os modos como as pessoas organizam o trabalho, no agregado familiar, na tribo, na cidade e no Estado. O autor examina a forma como o trabalho é dividido entre homens, mulheres e crianças; o momento crítico da invenção do dinheiro; a acção colectiva dos trabalhadores; e o impacto da migração, da escravatura e da ideia do lazer.

Dos agricultores nas primeiras sociedades agrárias à existência precária dos trabalhadores temporários actuais pagos à tarefa, esta narrativa acerca da cooperação e da subordinação no trabalho aborda temas comuns recorrentes desde há 700 mil anos.

Atravessando a cronologia do movimento operário, dos partidos dos trabalhadores e do Estado-providência – o âmago da história clássica do trabalho –, o autor reflecte ainda sobre os desafios do futuro, como a migração, a robotização ou a desigualdade social.