Como podemos ser mais felizes no trabalho?

Tanto empresas como colaboradores têm um papel activo no desenvolvimento de um percurso que faça as pessoas sentirem-se bem, felizes e realizadas numa organização.

A propósito do Dia Internacional da Felicidade, que se assinala no próximo Domingo, dia 20 de Março, a Jason Associates, consultora de RH, partilha uma lista de hábitos que o vão ajudar a ser mais feliz no trabalho e a contribuir para a felicidade dos outros e da própria organização:

1. Comece o dia a fazer algo de que gosta. Vai fazer com que se sinta muito melhor o resto do dia. Podem ser as coisas mais simples, como ir ao ginásio, beber um chá ou café enquanto lê as notícias, antes de começar efectivamente a trabalhar, ou até mesmo apanhar 10 minutos de ar fresco.

2. Ajude um colega. Até pode parecer senso comum para alguns, ou algo descabido para outros, uma vez que no meio da agitação profissional, pouco ou nenhum tempo nos sobra. No entanto, há estudos que afirmam que as pessoas mais felizes com o seu trabalho ajudam 33% mais os seus colegas do que as menos felizes.

3. Faça progressos, reconheça-os e celebre-os. Quem é que não gosta de ir riscando itens de uma to do list? O facto de irmos fazendo progressos nas nossas tarefas, ao longo do dia, nos traz uma grande sensação de felicidade, a “sensação de missão cumprida”. Ora, se terminar uma tarefa ou projecto é algo que nos traz felicidade, por que não organizar o nosso dia? Comece logo a manhã com, por exemplo, três coisas a terminar, mesmo antes de abrir o email ou atender um telefonema.

4. Termine o dia com gratidão. Ainda que rapidamente estejamos programados para mais facilmente nos lembrarmos de algo mau que nos aconteceu, é sempre melhor pensar na situação positiva e ficar gratos pela mesma. O sentimento de gratidão está claramente associado à felicidade, por isso, chegue ao fim do dia e aponte algo de bom que lhe aconteceu. Ou, melhor ainda, partilhe essa situação com alguém. Ao ritualizarmos este tipo de sentimento todos os dias, a nossa felicidade aumenta.

5. Sinta que o que faz tem significado. Trabalhar apenas por trabalhar e garantir o nosso sustento não é algo que, por si só, traga felicidade. Mas trabalhar, sabendo que o nosso trabalho tem significado ou um propósito e gera impacto no mundo que o rodeia, já é algo diferenciador e criador de felicidade e motivação.

6. Torne o escritório “a sua casa”. Passamos muito mais tempo a trabalhar do que em casa, por isso, nada melhor do que tornar o seu espaço de trabalho uma extensão da sua casa ou de si próprio – sempre atendendo aos limites estabelecidos pela empresa. Isto trar-lhe-á um sentimento de pertença e conforto diferentes do que se for um espaço com o qual não se identifica, o que facilitará a motivação e até da sua criatividade.

7. Sorria. É um facto que sorrir traz felicidade, mas estar sorridente consegue aumentar ainda mais estes níveis. Sorrir, mesmo quando aparentemente não temos motivos para tal, indica ao nosso cérebro que estamos felizes e vai proliferando esse sentimento. Se somarmos a isto o facto do sorriso em si ser contagioso, é fácil perceber por que o tornará mais feliz no trabalho.

8. Mantenha uma alimentação saudável e beba água. Parece um conselho de nutricionista, mas o facto é que sendo ou não, o facto de manter uma alimentação saudável e ir bebendo água ao longo do dia terá um impacto significativo na energia que tem e de que precisa.

9. Faça uma pausa. No meio de tudo o que temos para fazer, terminar e decidir, são muitas as alturas em que saltitamos de uns projectos para os outros, sem ter uma pequena pausa no raciocínio. Este tipo de atitude é contraproducente pois não dá tempo ao seu cérebro de “mudar o chip” nem para uma pequena pausa antes de retomar o percurso criativo.

10. Não atenda o telefone de imediato. Este ligeiro compasso de espera faz com que a sua atitude perante o telefonema seja mais pensada e não tão reactiva.

11. Evite o multitasking. Apesar de parecer a melhor coisa do mundo, o multitasking faz com que o foco esteja disperso, com impacto na qualidade do que fazemos. É melhor fazer uma coisa de cada vez.

12. Tome menos decisões. Muitas vezes não damos conta, mas estamos constantemente a tomar decisões e quem está em cargos superiores de gestão sente isto a uma muito maior escala. Ritualizar algumas práticas pode ajudar a diminuir a pressão da decisão constante. Por exemplo, planeie as refeições que vai fazer durante a semana, poupando decisões sucessivas sobre o tema – Steve Jobs aplicava este tipo de iniciativa à escolha da roupa.O mesmo pode aplicar-se a decisões profissionais – definir, à partida, algumas decisões em bloco vai ajudar a que não tenha de tomar tantas decisões no mesmo dia, poupando assim alguma energia.

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