Como promover a saúde mental na sua empresa

As empresas estão cada dia mais cientes de como é importante tratar da saúde dos seus colaboradores. É preciso que a saúde esteja no centro do planeamento estratégico para que os empreendedores assumam um papel cada vez mais relevante na gestão da saúde em geral, procurando opções e acções de promoção da saúde mental e garantia de bem-estar no ambiente de trabalho.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), até final de 2020 a depressão será a doença mais incapacitante em todo o mundo. Encarada a gravidade do problema, é importante que as empresas disponibilizem acções para evitar que esse distúrbio atinja os seus colaboradores.

Descubra aqui as boas práticas reunidas no site Alliate para conseguir uma melhor saúde mental na sua empresa:

Reduza o stress relacionado com o trabalho

É preciso distribuir muito bem as tarefas, para evitar que os colaboradores fiquem sobrecarregados, o que pode aumentar stress e diminuir a qualidade do trabalho. É importante manter um número adequado de colaboradores na equipa, de modo a que o volume de actividades seja justo para todos.

Os problemas ligados ao stress reflectem-se de forma directa na perda de produtividade. Ansiedade, stress e depressão apresentam um impacto negativo na produtividade de um colaborador, por isso, é preciso que a empresa tenha opções para reduzir essas incidências, optimizando o foco e a eficiência do colaborador.

Tome medidas preventivas

A organização agir para que o ambiente corporativo não seja a causa de transtornos mentais nos seus colaboradores. A fim de executar uma boa promoção da saúde mental, é preciso implantar um clima interno positivo, desenvolver bons líderes e proporcionar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. É possível realizar isso com medidas como home office ou horários flexíveis, por exemplo.

Realize actividades corporativas de bem-estar

Há campanhas que os Recursos Humanos podem implementar para garantir a saúde geral dos colaboradores, como:
campanhas anti-tabagismo; ginástica laboral; incentivo às aulas de ginástica; e recompensas caso consigam atingir pequenas metas.

É possível complementar essas acções com integração de equipas, exercícios e actividades de formação, e orientação ou promoção de uma alimentação saudável.

Tudo isso contribui, de forma directa e indirecta, para a qualificação da saúde mental no trabalho. Além disso, são medidas capazes de auxiliar na formação de uma cultura organizacional voltada para a qualidade de vida dos colaboradores — o que produz uma percepção de marca interna e externa mais forte.

Faça um seguro saúde

Uma organização pode optar por um seguro saúde que englobe todos os seus colaboradores, o apresenta garantias para todos independentemente dos seus cargos, sendo financeiramente muito mais atraente para a empresa.

Previna riscos

Doenças ocupacionais são aquelas que estão relacionadas com a actividade do trabalhador. As mais comuns são asma, surdez, dermatose e as lesões por esforço repetitivo. Vários factores colaboram para que o colaborador contraia alguma doença no seu ambiente de trabalho, desde um ambiente nocivo até uma simples cadeira de escritório desajustada.

Existe uma forte ligação entre a ergonomia e a produtividade, pois quanto mais confortável for o ambiente de trabalho, mais eficiente é o profissional. Por essa razão, é muito importante que a empresa realize as melhorias ergonómicas que forem necessárias, ajustando o ambiente ao colaborador.

Estabeleça uma comunicação aberta entre os líderes e os colaboradores

A promoção da saúde mental no trabalho também pode ser realizada com acções simples, mas de enorme impacto: uma comunicação aberta, eficiente e transparente é um óptimo exemplo. Para isso, é possível mobilizar discussões equilibradas para construir a confiança e a comunicação da cultura positiva no local de trabalho.

A capacitação dos colaboradores possibilita que eles percebam os benefícios. Um exemplo disso é que passam a conhecer-se a um nível individual, começando a analisar sinais de mudanças positivas nessa relação e, com isso, na rotina de trabalho.

 

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...