Como recrutar e reter os melhores talentos? Bill Gates responde

O co-fundador da Microsoft, milionário e filantropo, Bill Gates, é peremptório: a rigidez do mercado de trabalho é algo a corrigir rapidamente. Entretanto, há um trunfo para atrair e reter os melhores. 

 

Estas novas gerações que vão liderar a força de trabalho nos próximos anos, fortemente impactadas pela tecnologia e sem horários, são também as mais propensas a mudar de emprego. Para que isso não aconteça, é importante dar para receber e conhecer o que valorizam. A propósito do tema, Gates defende que os avanços tecnológicos vieram possibilitar espaços de trabalho mais flexíveis, permitindo aos profissionais exercer as suas funções em qualquer lugar do mundo.

«A luta pelos melhores vai aumentar nos próximos anos», antecipa o empresário, sublinhando que «as empresas flexíveis terão vantagem» sobre as restantes.

A pensar nisso, o portal “Inc.” partilha três dicas para adoptar uma política de trabalho flexível que beneficie a todos, tornando-se na empresa onde todos querem trabalhar. Tome nota:

  1. Liberte a sua força de trabalho: actualmente, grande parte dos profissionais elegem o trabalho remoto e o horário flexível como os benefícios que mais valorizam num emprego, por trazer um maior equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional.
  2. Invista nas soluções certas: apesar de libertador, o trabalho à distância traz os seus desafios. Se, por um lado, os trabalhadores não precisam de estar fechados em escritórios, por outro, é preciso assegurar que estão todos em sintonia. Implemente ferramentas que ajudem a melhorar a comunidade interna, nomeadamente o Slack ou o Google Hangouts, e outras de gestão de projectos, como o Asana ou o Trello.
  3. Actualize os processos: prepare-se para as mudanças. Os processos terão de ser repensados e alterados consoante as necessidades.
Comentários
A carregar...

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
O segredo para um anúncio de sucesso com 6 segundos é…
Automonitor
Presidente promulga diploma sobre alteração de matrículas automóveis