Como recrutar e reter os melhores talentos?

Emilio Castilla, professor e investigador na MIT Sloan School of Management e especialista em RH vem a Portugal dar um workshop interactivo no The Lisbon MBA, sobre Estratégia de Gestão de Pessoas através de people analytics, na próxima quinta-feira, 17 de Dezembro.

O people analytics é uma abordagem de Gestão de Recursos Humanos centrada em dados e na sua análise sistematizada. Durante a sessão interactiva, Emilio Castilla vai discutir várias estratégias usadas para recrutar e reter os melhores talentos e demonstrar como estas estratégias são usadas nas organizações de topo. O professor do MIT e director académico do The Lisbon MBA vai também sumarizar alguns dos seus estudos nesta área.

Um dos temas a que Emilio se dedica é a necessidade de as organizações implementarem processos de meritocracia, apesar de o investigador explicar que isto é mais difícil do que parece, no seu estudo “O Paradoxo Da Meritocracia”, uma vez que os processos meritocráticos das organizações podem legitimar visões preconceituosas e subjectivas dos gestores.

O investigador explica: «Os gestores imbuídos em contextos meritocráticos podem estar mais confiantes de que as suas decisões são imparciais, o que os pode levar a estarem menos motivados ou a esforçarem-se menos por evitar a aplicação de estereótipos (…). Quando as pessoas estabelecem as suas credenciais morais como pessoa sem preconceitos, têm maior inclinação para expressar atitudes preconceituosas. É como se já tivessem provado para eles próprios e para os outros que são insuspeitos».