Como se vê enquanto líder? Analise os seus pontos fortes e identifique oportunidades de melhoria para ser um líder inspirador

Quando se trata de estilos de liderança, não existem regras rígidas e rápidas sobre a abordagem a ser seguida. No entanto, existem certas habilidades e atributos importantes que são úteis para liderar equipas produtivas, engajadas e felizes.

 

A consultora Robert Walters Portugal lista 9 dias para o ajudar a ser um líder inspirador:

Escute e observe

Ouvir é uma habilidade fundamental para que os líderes entendam os sentimentos e as intenções de suas equipas. Embora possa ser tentador expressar seu ponto de vista ou compartilhar uma ideia, ser paciente e dar aos membros da equipa espaço para falar permitirá que entenda completamente o que o colaborador está a procurar expressar. Isso não apenas ajuda a evitar mal-entendidos e frustrações, mas também estabelece respeito mútuo e cria um senso de objectivo comum.

Da mesma forma, ficar de olho não apenas no que a sua equipa está a realizar, mas em como ela realiza as tarefas é outro aspecto crucial. Por exemplo, um membro da equipa destaca-se sempre no desempenho. Como pode ter certeza de que ele está sendo desafiado e não travado?

Por outro lado, um membro da equipa pode precisar do seu apoio. Os prazos são normalmente perdidos? Está sempre stressado? Estas são as bandeiras vermelhas de um colaborador que caminha para o esgotamento emocional. Observar esses primeiros sinais de alerta pode ajudá-lo a ajustar-se antes que os colaboradores fiquem desmotivados, infelizes ou chateados.

Como melhorar?

Reserve tempo para ter espaços com a sua equipa, evite distrações e use a escuta activa: anote mentalmente as dicas não-verbais como tom, ritmo, volume, contacto visual e linguagem corporal para ajudá-los a entender exactamente o que está sendo dito.

Delegar

Numa posição de gestão ou de direcção, lida-se, simultaneamente, com múltiplas responsabilidades, incluindo planeamento de novos projectos, gestão da carga de trabalho, participação em reuniões e desenvolvimento da sua equipa – pode não ser possível fazer tudo e é por isso que é preciso delegar. É uma habilidade fundamental para todos os líderes, mas nem sempre é fácil.

Uma delegação bem feita exige que identifique as habilidades de sua equipa e atribua as tarefas de acordo. Ajude-os a aumentar a sua produtividade e, ao mesmo tempo, a desenvolver a confiança e as habilidades.

Como melhorar?

Delegar pode ser complicado. Para alguns gestores, é difícil deixar de lado o controle – há alguém na equipa com as habilidades certas para cumprir a tarefa? Eles terão os mesmos padrões? Identificar a causa da preocupação é o primeiro passo. É preciso conhecer os pontos fortes da equipa ou melhorar a confiança e a comunicação. É preciso sentir-se confortável em não estar ao comando. Seja qual for o motivo, deve começar por delegar as menores tarefas, certificando-se de que a equipa sabe o que, quando e como fazer, e que terá o apoio, caso precise.

Comunicação efectiva

Enquanto líder, desempenha a função de comunicação entre a alta administração e sua equipa e vice-versa. Em suma, é responsabilidade do líder garantir que todos entendam o objectivo final e como o alcançarão. Para fazer isso de forma eficaz, é preciso que as informações fluam nos dois sentidos.

Como melhorar?

Importa ter uma política de portas abertas ou uma reunião regular com da equipa. Além de conversas individuais, deve ser facilitada uma linha aberta de comunicação e certificado que todos estão informados sobre quais são os projectos prioritários. É importante que os colaboradores saibam que o líder está disponível e acessível para que possam discutir quaisquer questões ou preocupações conforme estas surgirem.

Motivar o desempenho

Colaboradores motivados são colaboradores produtivos, mas influenciar as actividades e perspectivas de cada pessoa é um dos elementos mais difíceis de um gestor, porque o que os leva a ter um desempenho excepcional difere de pessoa para pessoa.

No entanto, existem etapas que podem ser seguidas para se construir uma cultura de equipa de alto desempenho. Se a equipa tiver clareza sobre o impacto que está a ter na empresa e como a empresa está a beneficiar o mundo, será muito mais fácil superar os desafios.

Além disso, reconhecer as realizações e estimular a colaboração para atingir as metas fornecerá uma base sólida para um ambiente de trabalho positivo.

Como melhorar?

Manter um nível elevado de motivação a longo prazo vai além de reconhecer um trabalho bem feito. Quando se trata de motivar as pessoas a superar suas metas, existem alguns pontos de acção que devem ser considerados.

Defina expectativas claras:

  • Certifique-se de que equipa sabe o que se espera dela e como o seu desempenho será avaliado.
  • Faça metas alcançáveis
  • Forneça feedback construtivo e contínuo
  • Implemente um processo de feedback contínuo
  • Elogie publicamente, corrija em particular

O feedback negativo pode ser opressor. Fazer isso publicamente não é apenas humilhante, mas é também uma maneira rápida de diminuir a moral da equipa. Se surgirem problemas, devem ser tratados com cuidado e atrás de uma porta fechada.

Pelo contrário, reconhecer trabalhos e realizações marcantes é muito eficaz perante um público, pois pode ser motivador para o elogiado e encorajador para toda a equipa. No entanto, nem todos gostam de atenção, pelo que é preciso adaptar a maneira como se comunica o elogio de acordo com a preferência dos membros da equipa.

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...