“Como tornar os Recursos Humanos mais Sexys”

Ricardo Florêncio

Director da Revista HR Portugal

Editorial publicado na edição de Setembro de 2013 da revista HR Portugal

O tema que trazemos desta vez à discussão prende-se com o interesse, e mesmo necessidade, de tornar a área de Gestão de Pessoas/ Recursos Humanos mais apelativa, interessante e importante no seio das organizações. Como se deve promover? Como deve comunicar? Como se deve vender a sua importância quer junto dos presidentes/ CEOs, das Administrações e dos seus pares? A direcção de Pessoas/ Recursos Humanos tem de ganhar peso crescente, que lhe é atribuído pelas suas funções e envolvimento com toda a estrutura da empresa, mas muitas vezes não o é reconhecido.

Quantas vezes ouvimos o reconhecer de mérito das equipas Comerciais, de Marketing, da Comunicação, da Financeira, da Produção, como papéis fulcrais nos resultados das empresas? Muitas. Quantas vezes é atribuída à riqueza, competência e qualidades das pessoas da empresa, a excelência do resultado? Muitas mesmo. Mas quantas vezes é reconhecido como papel fundamental nesses resultados, o trabalho da direcção de Pessoas/ Recursos Humanos?

Para além de se questionar o porquê, interessa ver como ultrapassar esta situação? Como promover o trabalho, envolvimento e desempenho das direcções de Pessoas/Recursos Humanos, como parte integrante no processo das empresas, e dar-lhes a justa quota-parte nos resultados da empresa? E como dar-lhes outro peso entre os seus pares, dando-lhes a importância merecida? Será uma questão de comunicação, de “vender-se” ? Não só certamente, mas a comunicação desempenhará aqui um papel fundamental. O que faria um director de Marketing, de Marca, de Comunicação se lhe fosse atribuída a direcção de Pessoas/ Recursos Humanos? Há já alguns exemplos com resultados muito interessantes.

Para dia 19 de Novembro iremos convidar um conjunto de reconhecidos profissionais, desde presidentes/ CEOs a directores de diversas áreas, para darem o seu contributo e partilhar experiências sobre o tema. Será decerto muito interessante!

Ler Mais
Comentários
A carregar...

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
Trotinetes hive chegam à app Free Now
Automonitor
Nissan LEAF em modo drift