
Como vamos trabalhar depois de 2020?
O Deloitte Hub recebeu a sua edição das Workplace Conferences para responder às grandes questões que hoje preocupam a maioria das empresas. E chegaram-se a algumas conclusões que podem interessar.
A série de 18 encontros internacionais organizados pelo 3g Office, e que ao longo do ano percorrem o mundo, passou por Lisboa e contou com a presença de alguns oradores como Francisco Vázquez, Presidente do 3goffice, Javier Creus, da “Ideias for Change”, Miguel Paiva Couceiro da Deloitte ou Ainhoa Fornos, especialista em Recursos Humanos e transformação da Mind The Gap.
Em resumo, a discussão centrou-se numa questão fundamental: Como trabalharemos depois de 2020? E foram encontradas as seguintes respostas:
1- O futuro do emprego é o “desemprego”. Com ciclos mais curtos, as empresas têm de adaptar-se à mobilidade e flexibilidade, recorrendo a talento externo.
2- A Wikipedia é um exemplo claro de economia colaborativa: “Conta-me o que sabes e eu contá-lo-ei ao mundo”.
3- Os escritórios, tais como os conhecemos, irão desaparecer.
4- 50% dos postos de trabalho actuais estão vazios.
5- O conhecimento válido é aquele que é utilizado. Porque o conhecimento caduca.
6- 40% dos quadros dirigentes diz ter dificuldade em integrar o talento digital nas suas empresas.
7- 55% das pessoas gosta de espaços informais para trabalhar.
8- As empresas mais jovens dão primazia ao talento, à tecnologia, à colaboração e à aposta num projecto mais do que à conciliação.
9- Há demasiados “zombies” e “galinhas” a contaminar as empresas.
Sobre o 3g office
o 3g office é um grupo multinacional de empresas de serviços de consultoria, engenharia e arquitectura corporativa. Assesora os seus clientes a alcançar vantagem competitiva, através do desenho e da gestão dos seus espaços corporativos.