Como várias empresas estão a assinalar o DIa Internacional da Mulher: de programas de liderança à oferta de experiências e espaço para trabalhar

Human Resources com Lusa
8 de Março 2026 | 14:00

O Dia Internacional da Mulher comemora-se hoje, dia 8 de Março, e várias empresas vão assinalar esta data.

 

Para assinalar o Dia Internacional da Mulher, a Tack TMI, empresa de formação da Gi Group Holding especializada em desenvolvimento de competências, lança o programa Liderança no Feminino, uma iniciativa concebida para impulsionar líderes capazes de transformar equipas, organizações e o futuro.
O programa foi desenhado para acompanhar diferentes momentos da jornada profissional e inclui quatro modelos de desenvolvimento que trabalham competências essenciais de liderança e crescimento pessoal: A Líder em Mim, centrado na autoconsciência e confiança; Liderança Autêntica, focado na construção de um estilo de liderança alinhado com valores pessoais; Eu e o Meu Impacto, dedicado ao reforço da influência e presença nas organizações; e Envolver os Outros na Mudança, orientado para a mobilização de equipas e liderança em contextos de transformação. As inscrições podem ser feitas aqui.

 

No âmbito do Dia Internacional da Mulher, a APDC  – Digital Business Community reforça o seu compromisso com a promoção da participação feminina no sector tecnológico, através de um conjunto de iniciativas focadas na capacitação em inteligência artificial, na valorização de projectos com impacto e na mobilização do ecossistema empresarial para apoiar a presença das mulheres na tecnologia.
Entre estas iniciativas, destaca-se o Programa Impulso IA, lançado pela APDC em parceria com a Google, que tem vindo a promover sessões presenciais de capacitação em inteligência artificial em várias cidades de Portugal continental. O objectivo do programa é democratizar o acesso às ferramentas de IA e promover a sua utilização no contexto profissional, contribuindo para formar cerca de 2000 pessoas, maioritariamente mulheres.
No âmbito deste esforço de capacitação, a APDC associa-se também ao lançamento em Portugal da nova edição do AI Skills 4 Women, um programa de formação online gratuito promovido pela Microsoft, em colaboração com a Founderz, que nesta edição conta com a parceria da Associação. Pretende-se reforçar competências em inteligência artificial e contribuir para reduzir o fosso de género nas áreas tecnológicas, disponibilizando conteúdos práticos sobre fundamentos de IA, utilização de ferramentas de IA generativa e adopção responsável destas tecnologias.
Paralelamente, está em curso a segunda edição do Prémio Women Shaping Tech, uma iniciativa da APDC que visa reconhecer e apoiar o desenvolvimento de projectos que contribuem para atrair e reter mais mulheres nas áreas da tecnologia e da inovação digital. O prémio assenta num modelo de colaboração entre empresas, que permite agregar investimento para apoiar iniciativas com impacto, aumentando a eficácia das acções desenvolvidas neste domínio. Em 2025, o programa mobilizou cerca de 60 mil euros, resultado do contributo das empresas participantes e das receitas associadas aos bilhetes solidários Tech4Women do Congresso da APDC.

 

Também o Sitio, rede portuguesa de espaços de coworking e trabalho flexível, assinala a data ao abrir as portas dos seus espaços em Lisboa, Porto, Vila Nova de Gaia, Aveiro e Guimarães, para que todas as mulheres possam explorar tudo o que estes ambientes de trabalho têm para oferecer. A iniciativa é lançada sob o título “Calling All Women”.

Continue a ler após a publicidade

Durante esta semana, qualquer mulher poderá aceder às 12 localizações da rede mediante o preenchimento de um formulário de inscrição, com vagas limitadas a cada localização, e usufruir de um ambiente pensado para promover produtividade, networking e crescimento profissional.

Ao longo da semana, as participantes terão acesso às condições habituais dos espaços Sitio, incluindo áreas de trabalho partilhadas, zonas de colaboração e um ambiente desenhado para estimular criatividade e bem-estar profissional.

 

Continue a ler após a publicidade

Já o Banco Português de Fomento (BPF) lançou um vídeo especial, inspirado no universo “BBC Vida Selvagem”, para assinalar a data, que celebra a diversidade, o talento e a energia colectiva das Equipas Fomento.

Com humor e criatividade, a peça retrata rotinas e realidades do dia-a-dia no Banco, como forma de assinalar uma data que continua a ser um momento de reflexão sobre igualdade, representatividade e oportunidades no mundo do trabalho.

Actualmente, as mulheres representam 54% dos colaboradores e o Banco alcançou paridade com 23 mulheres e 23 homens em cargos de liderança, num equilíbrio que se reflete também no Conselho de Administração (6 para 6).

Produzido internamente com a participação dos próprios colaboradores do Banco e narrado pela voz de Eduardo Rêgo, reconhecida dos documentários da BBC Vida Selvagem, o vídeo «combina leveza e boa disposição, com uma mensagem séria: o compromisso do BPF com um ambiente de trabalho positivo e com uma cultura People First – inclusiva, assente na cooperação e no apoio mútuo, onde todos podem contribuir, crescer e evoluir.»

Veja o vídeo aqui.

Continue a ler após a publicidade
Para assinalar o Dia Internacional da Mulher, o Grupo M’AR De AR apresenta experiências gastronómicas nas suas unidades hoteleiras em Évora, com o Aqueduto a receber um jantar temático inspirado na mulher dos anos 20, que recria o espírito de emancipação e liberdade da época, e o Muralhas a propor uma celebração especial pensada para quem procura uma experiência mais clássica e intimista.
O Jantar Dia da Mulher do M’AR De AR Aqueduto, será servido na Capella, sala de eventos do hotel onde anteriormente existia uma capela. Este jantar nasce de uma parceria com o Núcleo Empresarial da Região de Évora (NERE) e a Dourado Distribuição para assinalar o Dia Internacional da Mulher. Inspirada nos anos 20, uma década que marcou o progresso, a emancipação e o papel da mulher na sociedade, a comemoração recria em cada detalhe, do menu à banda sonora, a conquista da liberdade e a afirmação de uma identidade feminina ousada e independente, convidando as mulheres a assumirem o protagonismo de uma noite dedicada à coragem, irreverência e determinação das suas antepassadas, através de um dress code que reinterpreta o estilo e a atitude das mulheres que abriram caminho à mulher contemporânea.
Porque celebrar a mulher é também celebrar o autocuidado, durante a noite será sorteada uma Massagem de Assinatura Spa Aqueduto, com a duração de 80 minutos, no Spa do M’AR De AR Aqueduto, prolongando esta experiência de bem-estar muito para além do jantar, que se estende também à animação musical, convidando as participantes a desfrutar de uma atuação acústica do grupo Évora Duo.
Mais informações sobre a programação, condições e reservas, disponíveis por telefone +351 912 080 849.
Partilhar


Mais Notícias