Comunicação agressiva. Saiba como evitá-la

A forma como o líder comunica com a sua equipa impacta directamente a motivação e a produtividade desta. O comportamento agressivo está instalado nas organizações há muito tempo, e, apesar de existir agora mais informações sobre o impacto da comunicação e das acções no ambiente de trabalho, são poucas as pessoas que, realmente, se preocupam em desenvolver comportamentos mais “maduros”.

A forma como o líder se relaciona pode comprometer o desempenho da equipa e os resultados da organização, realidade que acontece, principalmente, quando existe uma comunicação agressiva. Esta envolve o uso de gestos bruscos, uma linguagem repleta de termos pejorativos ou de calão e uma entoação depreciativa ou sarcástica.

O pior problema do líder agressivo é a falta de consciência sobre os impactos que a sua comunicação causa no ambiente laboral, podendo justificá-la dizendo que:
– Um líder precisa ter personalidade forte para liderar uma equipa;
– Esta é a minha maneira de me defender;
– Você sentiu-se agredido porque é fraco.

Para evitar estes comportamentos deve:

  • Ter atenção à comunicação não verbal – parte de uma comunicação agressiva não é verbalizada, ou seja, está nos gestos, como apontar o dedo ao interlocutor de forma brusca. Erguer as sobrancelhas durante uma conversa com a qual não concorda pode demonstrar desprezo, ironia ou falta de atenção. Também é preciso ficar atento aos movimentos repetitivos de cabeça, que parecem pedir que a outra pessoa se apresse a terminar. O tom de voz deve ser contido, para não transmitir nenhum sentimento negativo, como raiva, irritação ou desdém.
  • Desenvolver a inteligência emocional – ter uma boa inteligência emocional ajuda quando tiver de lidar com um colaborador, pois esse cuidado permite que se equilibre a forma como se dirige aos colegas. Saber manter os nervos sob controle é essencial ao lidar com pessoas diferentes, com graus de instrução e níveis de experiência diversos.
  • Ter habilidade para negociar – o líder precisa tem de saber negociar sem impor a sua posição de forma autoritária. Para tal, deve, não só ter cuidado com os gestos, mas também com os termos utilizados durante a conversa com o colaborador. É necessário evitar qualquer palavrão ou expressão que denote descontentamento ou que pressione o interlocutor a aceitar o que se deseja. Caso contrário, pode instalar um clima de temor entre a equipa.
  • Saber fazer perguntas – é essencial reflectir sobre a pergunta que se vai fazer, uma vez que uma abordagem ríspida ou “seca” causa desconforto e gera insegurança.
  • Distinguir as críticas construtivas das negativas – Sempre que for preciso emitir uma opinião sobre a actuação de alguém, deve ser exposto, pelo menos, um aspecto positivo do seu trabalho.