Comunicação Interna – Prémios Human Resources 2023
Qual a empresa com melhores práticas de Comunicação Interna, utilizando as mais variadas plataformas, assegurando assim uma equipa informada, motivada e envolvida com a empresa?
Pitch dos finalistas
EDP
O ano de 2022 ficou marcado pelo nosso reencontro e pelo regresso da vida aos nossos escritórios e espaços comuns. No ano passado, reforçámos ainda mais a nossa cultura e o nosso sentido de pertença e tornámo-nos mais próximos e globais. Este foi o ano em que a EDP assumiu o compromisso de escolher sempre a Terra e em que a Comunicação Interna teve como grande missão acompanhar a expansão da empresa além-fronteiras para novos mercados, garantindo que ninguém ficava para trás. Trabalhámos diariamente para assegurar que os mais de 13 mil colaboradores em todo o mundo sentiam e viviam o nosso propósito de igual forma e recorriam à sua energia e ao seu coração para impulsionar um amanhã melhor.
Fidelidade
A história da Fidelidade é feita de Pessoas, sejam clientes, parceiros ou as nossas Pessoas. Sabemos que cada uma é única, por isso, trabalhamos em conjunto para atingir um objetivo comum: fazer bem o Bem.
Olhando para o futuro, integramos as Pessoas em projetos que fortalecem a Fidelidade de hoje, preparando a do amanhã. Vamos apostar na diversidade, inovação, agilidade e apoio das Pessoas para que possam dar o seu melhor. Tecemos um enredo com personagens motivadas, que desenvolvem ações de responsabilidade social que visam o bem-estar de todos.
No âmbito da gestão de pessoas, queremos ser uma referência, porque a nossa narrativa não é fixa; é flexível, envolvente e, acima de tudo, humana, para que a vida e esta história não parem.
Galp
A missão da Comunicação é clara: construir e defender a reputação da Galp junto do das nossas mais de 6.700 pessoas. Estamos distribuídos por 10 geografias como Portugal, Brasil, Espanha e por unidades de negócio e centros corporativos.
Para contarmos a história da nossa jornada e garantirmos o alinhamento de toda a empresa e reconhecendo que o público-alvo é bastante diversificado, com necessidades distintas, imbuímo-nos do espírito “One Galp” em tudo o que fazemos. Seja quando dinamizamos campanhas de bem-estar para as nossas pessoas, seja na gestão das plataformas internas e externas, diariamente atualizadas para toda a casa.
Trabalhamos como uma grande equipa Galp – transparente, una e confiante. Para o conseguirmos, contamos, entre outras estratégias, com uma rede de focal points de Comunicação nas diferentes BUs e geografias.
NOS
A Comunicação Interna tem um papel essencial no alinhamento estratégico e na promoção da vivência cultural. Nesse sentido, organizamos eventos live com os colaboradores para divulgação dos resultados estratégicos, com a participação do CEO que responde a perguntas das pessoas e garantimos uma narrativa estratégica em tudo o que comunicamos.
Os valores NOS são promovidos no dia a dia e, em 2022, dedicámos uma especial atenção às novas formas de trabalhar e liderar. Trabalhámos com os líderes no seu desenvolvimento com partilha de boas práticas, e com todos os colaboradores, dando-lhes novas ferramentas digitais, sensibilizando e capacitando para um trabalho mais colaborativo e sustentável, promovendo a saúde e bem-estar, com foco na saúde mental.
Privilegiamos a clareza, a proximidade, o impacto e a voz das nossas pessoas em tudo que fazemos.
Randstad
A Randstad é já conhecida pelos seus hashtags e na verdade passam a mensagem do porquê de merecermos estas nomeações.
#EstamosAqui como parceiros de referência em quatro vetores de prestação de serviços, fulcrais para o sucesso das organizações: a formação, cada vez mais valorizada pelos profissionais, o recrutamento e seleção do qual somos especialistas e ainda consultoria e prestação de serviço global que demonstra o know-how que temos em mais de 30 mercados.
E #EuSouRandstad, quando trabalhamos diariamente uma estratégia de comunicação interna forte, engaging e transparente e ainda práticas de well-being que nos permitem responder ao que os profissionais mais valorizam no trabalho.
Não são apenas dois hashtags, são duas razões que mostram o nosso compromisso diário com candidatos, clientes e colaboradores.
Vila Galé Hotéis
Na Vila Galé, a comunicação interna é, desde sempre, uma aposta na nossa política de recursos humanos, garantindo um alinhamento de todos com os valores do grupo. A nossa comunicação assenta em 5 grandes áreas: responsabilidade social e ambiental, economia doméstica, saúde e bem-estar, educação e família e diversidade e inclusão.
Todas estas áreas são comunicadas internamente através de várias ferramentas como as newsletters semanais, whatsapp, os placards informativos nos hotéis e Yammer, apostando numa comunicação mais próxima e humanizada que concretize o lema da Vila Galé – “Sempre perto de si” – também junto dos seus colaboradores.
Vodafone
Na Vodafone, queremos ligar pessoas e empresas, utilizando a nossa tecnologia para melhorar a vida das pessoas, por uma Sociedade digital, inclusiva e sustentável.
E o que fazemos, dia após dia, ano após ano, é vivido de dentro para fora: dos nossos Colaboradores para o Mundo. Acreditamos numa Cultura na qual cada Colaborador e cada Colaboradora se sinta bem, onde possa experimentar e aprender, inovar, fazer acontecer em equipa e desenvolver todo o seu potencial, porque só assim podemos afirmar que entregamos sempre a melhor experiência, os melhores produtos e os melhores serviços aos nossos Clientes, contribuindo para um futuro melhor.
É esse o nosso “Spirit”.
Together we can.
Super Bock Group
Como parte essencial do seu foco nas Pessoas, a Comunicação Interna é uma área fundamental no Super Bock Group para gerar proximidade, sentido de pertença e de valorização das Pessoas. É através desta componente que o Grupo promove também o alinhamento com a sua Cultura Autêntica, os seus valores e com as suas Marcas, num claro incentivo à informalidade, ao bem-estar e à amizade.
Para o Super Bock Group é uma prioridade que a comunicação seja clara, coerente e pertinente, adaptada aos contextos onde as suas Pessoas se encontram e partilhada de forma acessível, gerando interação e relacionamento. Seja através de ações e eventos internos, da TV Corporativa ou do digital, o objetivo é sempre informar, motivar e capacitar os colaboradores.