Confiança dos consumidores portugueses atinge nível máximo desde 2006

Dados da consultora Nielsen revelam que o índice de confiança em Portugal cresceu quatro pontos no primeiro trimestre de 2015, apesar da evolução negativa da taxa de desemprego nos últimos três meses de 2014, quando aumentou quatro décimas até aos 13,5%.

Portugal aumentou em até quatro pontos a confiança dos consumidores no primeiro trimestre de 2015, para um valor total de 59 pontos. É o terceiro trimestre consecutivo em alta registado pelo país, que atingiu o valor máximo desde 2006, de acordo com o mais recente Estudo Global de Confiança dos Consumidores elaborado pela consultora Nielsen.

Depois de um seis trimestres consecutivos de descida, o aumento da taxa de desemprego para os 13,5% nos últimos três meses de 2014 não impediu uma melhoria na confiança dos consumidores. Portugal fechou o ano de 2014 com 13,6% menos desempregados face ao final de 2013, situando-se abaixo das 700 mil pessoas. Segundo este estudo, esta melhoria não é, no entanto, suficiente para os portugueses considerarem que a situação profissional vai melhorar nos próximos doze meses.

Quase metade dos inquiridos acreditam que as perspectivas profissionais não são positivas, enquanto 39% dizem mesmo serem negativas. Apenas uma em cada dez pessoas encara o ano de forma optimista no que diz respeito ao emprego. A perda de emprego preocupa agora mais os portugueses do que há três meses. 21% dos entrevistados manifestam esta preocupação. Outros aspectos como a conciliação entre o trabalho e a vida pessoal (17%) e a saúde (15%) são também fonte de preocupação para os cidadãos.