
Conquistas desportivas para não pagar propinas
A Universidade de Aveiro (UA) vai atribuir bolsas de mérito aos estudantes que se destaquem no desporto e que tenham sucesso académico.
Os prémios, dependendo dos resultados desportivos alcançados, podem ir da isenção total ou parcial no pagamento de propinas até, caso o estudante participe nos Jogos Olímpicos, ao pagamento de uma bolsa de valor equivalente a 1,5 vezes o valor da propina nacional.
Gonçalo Paiva Dias, vice-reitor da UA para a área académica, explica que «a UA encara como parte da sua missão a formação global do indivíduo, do que é indissociável a valorização da prática desportiva (…) achamos fundamental premiar os estudantes que conseguem conciliar o sucesso académico com a obtenção de resultados desportivos de relevo, quer nas competições universitárias quer nas competições oficiais. É este o espírito das bolsas de mérito desportivo».
O regulamento das bolsas de mérito desportivo agora aprovado pela academia de Aveiro abrange todos os estudantes que, estando inscritos a tempo integral e tendo obtido aproveitamento escolar, consigam alcançar o pódio nas Universíadas, nos Campeonatos Mundiais Universitários ou nos Campeonatos Europeus Universitários. Em caso de medalhas nestas competições, os estudantes ficam isentos do pagamento da propina. Já nos Campeonatos Nacionais Universitários, os estudantes que alcancem o primeiro, o segundo ou o terceiro lugar receberão, respectivamente, uma bolsa no valor de 50, 30 ou 15 por cento do valor integral da propina.
A participação nos Jogos Olímpicos (com bolsa de valor equivalente a 1,5 vezes o valor da propina), em Campeonatos do Mundo (valor da propina) ou da Europa (80 por cento do valor da propina) ou a representação do país com as cores da seleção portuguesa (50 por cento do valor da propina) em competições oficiais vale também aos estudantes o reconhecimento pelo regulamento. Da mesma forma, ser campeão nacional em alguma das modalidades federadas passa a significar que o estudante recebe 30 por cento do valor da propina.