Conselho Editorial: As Organizações do Futuro

Será este o tema da 16.ª edição da Conferência Human Resources, que se realiza já no dia 20 de Novembro, no Museu do Oriente. Foi também o tema em destaque no almoço do Conselho Editorial.

«Na indústria da música, todos viram o que estava a acontecer e muitos não conseguiram fazer nada a não ser ver o seu negócio morrer.» Esta analogia mostra que, apesar de o tema da revolução tecnológica não ser de hoje, e de ser amplamente discutido em vários fóruns, isso não significa que todas as empresas estejam preparadas para sobreviver neste novo contexto, de mudança vertiginosa.

Mais do que perceber o que as empresas têm de fazer para se prepararem para o futuro, que já é presente, o que se vai tentar perceber na XVI Conferência Human Resources é como serão as organizações do futuro. Que tipo de liderança? Podemos ter organizações mais matriciais e horizontais, ou até deixar de ter hierarquia, mas quem é que “carrega no botão”? E não será sempre preciso um líder para inspirar? E que novas formas de interacção e de organização do trabalho vamos ter? Faz sentido continuarem a existir escritórios? E como fica a cultura organizacional no meio disto tudo? Porque estão as empresas a investir em Employer Branding se o futuro é a gig economy? Serão as organizações do futuro uma “desorganização”?

O almoço do Conselho Editorial realizou-se, como habitualmente, no Restaurante Il Gattopardo, no Hotel Dom Pedro, em Lisboa.

Estiveram presentes os conselheiros: Anabela Silva (BP Portugal), Catarina Horta (ANA Aeroportos), Diogo Alarcão (Mercer Portugal), Inês Veloso (Randstad Portugal), Paula Carneiro (EDP), Pedro Ramos (TAP Air Portugal), Pedro Raposo (Banco de Portugal), Tiago Brandão (Super Bock Group) e Vanda Jesus (Microsoft Portugal).

Artigo publicado na Revista Human Resources n.º 95 de Outubro de 2018.

Ler Mais