Consultora de Recursos Humanos une-se a Associação Salvador para promover empregabilidade inclusiva

A consultora de Recursos Humanos Your People e a Associação Salvador lançam o programa Choose 2 Include, que visa promover a empregabilidade inclusiva de pessoas com deficiência. 

 

Esta parceria tem como principal objectivo sensibilizar gestores e líderes para a importância da igualdade de oportunidades no acesso ao emprego, através da disponibilização de produtos de empregabilidade inclusiva, como o desenvolvimento de programas de formação.

«Com esta iniciativa pretendemos melhorar e reforçar a oferta de emprego inclusivo, preparando e formando as equipas para a integração de pessoas com deficiência. Não basta adaptar os acessos aos edifícios, eliminar as chamadas barreiras arquitectónicas, urge planear o desenvolvimento da carreira destes colaboradores», destaca Sandra Lourenço, CEO da Your People. «A empregabilidade inclusiva tem de ser percepcionada com naturalidade e para o presente. São preocupantes os dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional, que nos revelam um aumento do número de desempregados com deficiência inscritos em 10%, tendo-se acentuado uma descida nas contratações», acrescenta a responsável.

O programa inclui um processo inicial de diagnóstico à empresa e definição de um compromisso para uma acção estratégica. Passando pela sensibilização dos líderes e gestores, colaboradores, inclui selecção, recrutamento e posterior acolhimento e integração, desenvolvendo competências e políticas internas de progressão de carreira que sejam duradouras.

Para Salvador Mendes de Almeida, Founder e Presidente da Associação Salvador, «estabelecer parcerias e sinergias está no nosso ADN. É urgente estarmos abertos a novas oportunidades para alargarmos a nossa área de actuação, no fundo criar metodologias que nos permitam transmitir o conhecimento necessário para melhor integrar as pessoas com deficiência motora no mercado de trabalho. A nossa missão é chegar a um número cada vez maior de pessoas e promover a inclusão das pessoas com deficiência motora na sociedade e a consequente melhoria da sua qualidade de vida, potenciando as suas capacidades profissionais para que se chegue à igualdade de oportunidades».

Ler Mais