Conversas informais de directores de empresas (e não só) durante o primeiro confinamento resultam em livro para inspirar o futuro

A Mercer Portugal lançou ontem o livro “Imagine: Relatos de um tempo estranho, atípico e extraordinário”. A obra inspirada em conversas virtuais, por Zoom, que serviram de partilha entre amigos e clientes da Mercer Portugal, reúne 28 testemunhos de profissionais das áreas de Recursos Humanos, Marketing e direcção de empresas.

 

O lançamento decorreu online, ontem, entre as 18h30 e as 20h, e contou com a participação dos autores, do professor e filósofo António de Castro Caeiro, que apresentou a obra, e de Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome e da ENTRAJUDA, instituição para a qual revertem parte das receitas de venda do livro. Os anfitriões foram Diogo Alarcão e Tiago Pimentel, CEO e director de Marketing e Comunicação da Mercer Portugal, respectivamente.

Diogo Alarcão explicou que as histórias que levaram à criação deste livro surgiram no primeiro confinamento obrigatório, altura em que a Mercer reuniu conjuntos de cinco a sete pessoas para, em tom informal, falarem sobre os desafios que estavam a viver quer em termos profissionais, de gestão de equipas, teletrabalho, quer a nível pessoal. Este formato de conversas descontraídas foram intituladas “Conversas às 5 para as 10 da noite”.

«Acredito que muitos leitores se irão rever nestas partilhas e já que estamos a voltar ao confinamento também aprender com elas. Este livro servirá também para avaliarmos se o que pensávamos e defendíamos em 2020 vai acontecer de facto: os modelos híbridos ficaram para durar? As empresas tornaram-se mais humanas? A comunicação foi elemento chave para o processo de transformação organizacional? Os investimentos na saúde e bem-estar tiveram um incremento significativo? Estes e outros cenários é o que, quando escrevemos este livro, IMAGINamos que se poderá tornar realidade como consequência da pandemia. Hoje ainda não conseguimos encontrar uma resposta clara sobre como ficará o mundo depois da COVID-19, mas divertimo-nos juntos, sem dúvida, a partilhar e relatar o presente e ousámos imaginar o futuro neste livro», partilhou Diogo Alarcão.

António de Castro Caeiro apresentou a obra, partilhando algumas impressões sobre os testemunhos dos autores. Salientou que todos falaram em «caos como oportunidade, transformação, situação hermenêutica, crise, auto-interpretação, transferência, futuro». E invocando Aristóteles, destacou: «o possível existe a partir do que está disponível, fazer o sempre a partir do que está disponível e aí encontra-se o mais belo que há».

Já no final, após alguns autores partilharem como foi o processo de criação deste livro e a importância que assumiu não só no período de confinamento mas também para o futuro, Isabel Jonet salientou a importância do «poder mobilizar pessoas» e também a «esperança que todos estes testemunhos inspiram». O livro pode ser adquirido, aqui. As receitas revertem em parte para a Rede de Emergência Alimentar, criada para apoiar as famílias mais impactadas pela pandemia.

A apresentação terminou com a actuação de Tiago Pimentel, que interpretou o tema «Imagine» de John Lennon.

Pode rever aqui toda a sessão de apresentação.

O livro conta com os testemunhos de:

Diogo Alarcão – CEO da Mercer Portugal

Alexandra Sequeira de Carvalho – Directora de RH da Sport TV (até Novembro de 2020)

Ana Guimarães – Directora de RH da Hovione

Catarina Horta – Directora de Capital Humano do Novo Banco

Catarina Tendeiro – People & Organization Director do Grupo Ageas Portugal

Clara Trindade – Directora de RH da L’Oréal

Cláudia Monteiro – Assessora da Administração RH da RAR

Cristina Campos – Country President and Pharma General Manager da Novartis

Hélder Neves – Group CFO da SIBS

Isabel Moisés – Group HR Executive Director da SECIL

Isabel Viegas – Docente da Católica Lisbon Business School

Joana Queiroz Ribeiro – Directora de Pessoas e Organização da Fidelidade

Luis Filipe Monteiro – Head of Corporate HR and Sustainability da Mota Engil

Luis Wissmann – Director de RH da José de Mello

Margarida Manaia – Directora de Recursos Humanos do Pingo Doce, Grupo Jerónimo Martins

Nuno Ferreira Morgado – Sócio e Coordenador Laboral da PLMJ

Paula Carneiro – Corporate HR Director da EDP

Paula Ferreira Borges – Managing Director da SRS

Paulo Pisano – Membro da Comissão Executiva da Booking

Pedro Serra – CEO da EURO M

Ricardo Aguiar – Senior HR Consultant da Mercer Portugal

Sara Eusébio Fonseca – Head of HR do Santander

Teresa Cópio – Directora de RH do Dom Pedro

Teresa Nascimento – Vice President da People Defined Crowd

Tiago Brandão – R&D and Innovation Director do Super Bock Group e CEO da The Brothers Company

Tiago Pimentel – Head of Marketing and Communications da Mercer Portugal

Vanda Jesus – Directora Executiva Estrutura de Missão Portugal Digital

Verónica Soares Franco – Membro da Comissão Executiva do Pestana Hotel Group

 

Ler Mais