Costuma usar estas quatro palavras? Atenção, pode estar a entrar em burnout

A linguagem que usamos revela muito sobre o nosso estado mental. Seja repetindo certas expressões em voz alta ou apenas dentro da nossa cabeça, é possível diagnosticar quando se está sofrer de esgotamento ou burnout.

A Forbes publicou uma lista com quatro palavras que indicam que pode estar com um esgotamento.

 

1. Exausto
Uma das palavras mais usadas pelas pessoas que sofrem de burnout usam é “exausto”. Exausto e os seus sinónimos, como esgotado, transmitem um cansaço muito mais profundo e emocional do que simplesmente estar cansado.

Qualquer pessoa que tenha dormido mal durante a noite, sente-se cansado durante o dia. Mas exausto transmite uma sensação mais profunda de que os recursos psicológicos, como o optimismo e a resiliência, foram esgotados.

 

2. Pouco produtivo 
Sentir-se pouco produtivo é um sinal clássico de desgaste. Quando as reservas emocionais são altas, e estamos a alcançar os objectivos traçados, é pouco provável achar que somos pouco produtivos. Mas quando estamos cansados, é muito mais fácil ter dias em que independentemente das horas que tenhamos trabalhado, o sentimento de realização não está lá.

 

3. Não posso (sou incapaz)
Expressões como “não posso” ou “não consigo” podem frequentemente indicar não tem o controlo da situação. Quando se diz «não consigo fazer nada no trabalho porque meus colegas não fazem o necessário», estamos a renunciar ao controlo de nossa própria carreira. Mas, para alguém que acredita que controlam seu próprio sucesso ou fracasso, embora possa ser verdade que nossos colegas de trabalho são inferiores, ainda existem acções que você pode tomar para melhorar a situação.

 

4. Impossível
Quando alguém está em burnout, é comum que a linguagem evidencie mais negatividade. Por exemplo, em vez de dizer, «este projecto vai desafiante, diz «este projecto é impossível» ou «nunca vou terminar a tempo».

Palavras como “impossível” e “nunca” são chamadas de absolutas, representam uma forma de pensamento preto no branco, uma distorção cognitiva bem conhecida.

Quanto mais alguém se dedica ao pensamento absolutista (preto e branco), menor a probabilidade de ver oportunidades ou possibilidades ocultas. Isto pode levar directamente a sentimentos de desespero, o que promove mais desgaste.

Ler Mais