COVID-19. Bancos europeus preparados para apoiar empresas

Human Resources com Lusa
31 de Maio 2021 | 08:40

A Federação Bancária Europeia (EBF) defendeu que os bancos estão preparados para continuar a apoiar as empresas e famílias face à incerteza quanto à recuperação económica.

 

«A Federação Bancária Europeia reafirma que os bancos europeus estão preparados para continuar a apoiar as empresas e famílias perante a crescente incerteza sobre o ritmo de recuperação da atividade económica», indicou, em comunicado a EBF.

O board da federação esteve reunido, num encontro que contou com a presença do governador do Banco de Portugal, Mário Centeno.

Na reunião, a EBF defendeu ainda ser necessária uma evolução nas políticas públicas de resposta à crise provocada pela pandemia COVID-19.

Continue a ler após a publicidade

«A hora de agir é agora. Apelamos aos legisladores para que deem os próximos passos necessários a uma recuperação económica bem-sucedida e sustentável em toda a Europa. Do lado do setor bancário, continuamos comprometidos em dar continuidade ao nosso trabalho junto das autoridades, assim como no apoio a empresas e famílias», afirmou, citada no mesmo documento, a presidente da EBF, Ana Botín.

Neste sentido, a federação defendeu a adopção de uma flexibilidade temporária para os clientes nos meses de transição até a recuperação económica avançar.

A EBF, que inclui 32 associações bancárias europeias, quer ainda uma «visão mais clara e holística do fardo suportado pelos bancos com os custos de regulação».

Continue a ler após a publicidade

Por outro lado, pede um reset do enquadramento regulatório para que os bancos possam ser competitivos.

Partilhar


Mais Notícias