COVID-19: BCP e CIP com acordo de 300 milhões de euros para reforçar apoio às empresas

O BCP e a Confederação Empresarial de Portugal (CIP) assinaram hoje um acordo, através do qual o banco reforça o apoio às empresas nacionais com 300 milhões de euros em linhas de financiamento e garantia, foi anunciado.

«O Millennium BCP acaba de assinar um acordo com a CIP, no qual reforça o seu compromisso de apoio ao tecido empresarial português, com um apoio de 300 milhões de euros», indicou, em comunicado, a instituição financeira.

Este acordo insere-se no âmbito da Estratégia Portugal 2030 e do acordo de parceria entre a União Europeia e o Estado português para o desenvolvimento do Quadro Financeiro Plurianual (QFP) 2021-2027, bem como para os programas-quadro que vão vigorar no mesmo período.

No âmbito deste acordo, a CIP definiu quadro objectivos estratégicos – redimensionamento empresarial e cooperação, melhoria da qualidade de gestão e produtividade das empresas, inovação e digitalização produtiva e internacionalização e reforço da capacidade exportadora.

Da parte do banco liderado por Miguel Maya ficou o compromisso de mobilizar linhas de financiamento e garantia de 300 milhões de euros, em três anos, «dedicadas a soluções de financiamento» de curto, médio e longo prazos.

Por outro lado, estas linhas são dedicadas ao financiamento de novas empresas, estabelecimento de linhas de crédito para o adiantamento de incentivos comunitários, prestação de garantias bancárias, disponibilização de linhas de crédito de apoio à tesouraria e fundo de maneio das empresas, bem como a soluções de factoring e confirming, ao financiamento do investimento e ao apoio a operações de fusões e aquisições de empresas.

O banco disse ainda que vai recorrer, «sempre que financeiramente aconselhável», às pequenas e médias empresas, aos mecanismos de acesso às linhas do Fundo Europeu de Investimento (FEI), à linha do Banco Europeu de Investimento, às diferentes linhas em vigor nas sociedades de garantia mútua e ainda às linhas que «vierem a ser diretamente disponibilizadas» pelo Banco Português de Fomento.

«Com esta parceria, o Millennium BCP reitera o seu compromisso e determinação em ser o banco de referência das empresas. Acreditamos que o estabelecimento de parcerias que se materializem no reforço do trabalho conjunto com o tecido empresarial são da maior importância para assegurar a conjugação de esforços em torno do propósito comum de recuperar e reforçar a resiliência da economia portuguesa», afirmou, citado no mesmo documento, o presidente da Comissão Executiva do BCP, Miguel Maya.

Este responsável considerou ainda ser tempo de unir esforços para aproveitar uma «oportunidade singular» para reforçar a capacidade competitiva das empresas.

Ler Mais
pub


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*