COVID-19: Empresas madeirenses já podem converter empréstimos em fundo perdido

As empresas da Madeira que beneficiaram de apoios da linha “INVEST-RAM COVID-19” já podem solicitar a conversão dos empréstimos em fundo perdido, anunciou hoje a secretaria regional da Economia.

«Para tal, têm de comprovar, cumulativamente, as seguintes condições: redução do volume de vendas de 40% no caso das empresas com sede na Madeira e de 15% para a empresas do Porto Santo [entre a média dos meses de março a maio comparativamente com a média dos 90 dias anteriores ou período homólogo], e a manutenção dos postos de trabalho permanentes, durante 18 meses, a contar da data da contratação do empréstimo», indica a tutela, em comunicado.

A solicitação do pedido deve ser feita através do site www.ideram.pt, disponibilizado pelo Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE), entidade que gere a linha de apoio às empresas.

«Findo o período de carência de 18 meses, as empresas têm 30 dias para submeter o pedido ao IDE, que depois de analisar e verificar a documentação, comunicará a decisão às entidades bancárias protocoladas», é referido na mesma nota.

Segundo a secretaria regional da Economia, tutelada pelo centrista Rui Barreto no governo de coligação PSD/CDS-PP, até à data «foram enquadradas 2.659 operações de crédito, que correspondem a um montante de 94 milhões de euros, de um total de 100 milhões».