COVID-19. Tem dificuldade em compreender as indicações da DGS sobre o isolamento? Esta plataforma explica

Perante o aumento exponencial do número de infectados COVID-19, associado à disseminação da variante Ómicron, e consequente pressão sobre os diversos serviços de saúde, a UpHill coloca à disposição de toda a população, uma ferramenta que, com linguagem simples, fornece a informação necessária para que cada cidadão entenda a sua situação particular e saiba como agir em conformidade.

 

A iniciativa surge do pedido lançado por médicos de família sem capacidade de resposta para contactar todos os doentes infetados ou utentes com dúvidas sobre o que fazer.

A empresa criou, ao longo dos últimos dois anos, inúmeros recursos que foram, e continuam a ser, amplamente usados pelos profissionais de saúde na gestão da COVID-19. Desta vez, a iniciativa abrange toda a população e pretende contribuir para tranquilizar os cidadãos, tornando-os mais autónomos, esclarecidos e informados. O acesso, que pode ser feito via computador ou telemóvel, é gratuito e sem restrições.

David Rodrigues, VP of Medical Content da UpHill, afirma: «Apesar de já terem passado mais de dois anos desde o início da pandemia, permanecem muitas dúvidas, a informação está dispersa, há várias exceções, e nem sempre a linguagem utilizada é clara para o cidadão comum. Por outro lado, as normas mudam com frequência, em virtude do conhecimento científico que é continuamente gerado, o que contribui para criar ainda mais confusão. Na UpHill estamos sempre em contacto com os profissionais de saúde que nos transmitiram que, muitas das dúvidas que os doentes ou pessoas que estiveram em contacto com um caso positivo têm, podem ser esclarecidas com a informação que já existe, mas à qual as pessoas têm dificuldade em aceder ou compreender.»

A nova plataforma está disponível em covid19.uphill.pt e, em pouco mais de uma semana, registou mais de 200 mil utilizações.

A actualidade das recomendações presentes na plataforma, dedicada a qualquer pessoa que tenha dúvidas sobre o que fazer quando tem sintomas, um teste positivo ou contacto com um caso confirmado de COVID-19, é garantida pela equipa de médicos da UpHill. Toda a informação é fundamentada pelas orientações da DireCção-Geral da Saúde (DGS).

A startup assinou recentemente um protocolo com a Direcção-Geral da Saúde para modernizar o processo de criação e disseminação de normas clínicas e anunciou um projecto-piloto para melhorar a eficiência de três hospitais públicos, a decorrer durante este ano.

Ler Mais
pub


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*