Crescimento da actividade empresarial da zona euro “abranda acentuadamente” em Outubro

O crescimento da actividade empresarial da zona euro «abrandou acentuadamente» em Outubro, para um mínimo de seis meses, devido às crescentes dificuldades de fornecimento enquanto os preços disparam, segundo o indicador flash PMI da consultora Markit hoje divulgado.

Num comunicado, a Markit diz que enquanto as dificuldades de abastecimento restringem o crescimento económico, tem havido «aumentos recorde de preços» à medida que as empresas tentam repercutir nos clientes «o aumento sem precedentes dos custos».

Juntamente com estes factores, a Markit realça «preocupações persistentes» sobre a COVID-19.

Neste contexto, o índice PMI (Purchasing Managers Index), composto da actividade da zona euro, situou-se em 54,3 pontos em Outubro (contra 56,2 pontos em Setembro), um mínimo de seis meses.

Por actividade, a queda foi maior no sector industrial, afectado pelos atrasos na cadeia de abastecimento, embora também tenha abrandado no dos serviços, o que, depois da recuperação do verão, reflecte mais uma vez «renovada preocupação» com os contágios, especialmente na Alemanha.

Por países, o crescimento abrandou com especial intensidade na Alemanha, ao cair para o nível mais baixo desde fevereiro, e em França, onde caiu para o valor mais baixo desde abril.

O resto da zona euro também registou a sua expansão mais lenta desde Abril, acrescenta a consultora.

«O acentuado abrandamento económico em Outubro significa que a zona euro começará o quarto trimestre do ano com a dinâmica de crescimento mais fraca desde Abril», afirma no comunicado o economista-chefe do IHS Markit Chris Williamson.

Quanto aos preços, Williamson assinala que estão a aumentar a taxas sem precedentes em mais de duas décadas e observa que, após fortes expansões no segundo e terceiro trimestres, «o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) parece ser comparativamente muito mais fraco no quarto trimestre».

Ler Mais
pub


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*