Criação de empresas aumenta 9% nos primeiros oito meses do ano

Entre Janeiro e Agosto de 2015, nasceram 2,5 organizações por cada uma que fechou portas, revela Barómetro da Informa D&B. No entanto, os encerramentos também aumentaram, enquanto as insolvências desceram 6%, face ao período homólogo de 2014.

De acordo com este relatório, que analisa a dinâmica do universo empresarial português, foram constituídas mais de 26 400 novas empresas e outras organizações desde o início deste ano até ao final de Agosto. Os encerramentos registaram um acréscimo de 4,8% face ao período homólogo anterior. Lisboa e Porto lideram tanto nos nascimentos como nos encerramentos e insolvências.

«Os números de nascimentos, encerramentos e insolvências de 2015 mostram alguma recuperação já iniciada nos dois últimos 2 anos do Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF) o que é um sinal positivo e poderá indiciar alguma adaptação e renovação do tecido empresarial nacional», acredita Teresa Cardoso de Menezes, directora-geral da Informa D&B.

O início do PAEF teve impactos na dinâmica empresarial nacional, com o número de nascimentos a atingir em 2012 um dos valores mais baixos e os encerramentos o valor mais elevado desde 2007. A partir de então a Informa D&B tem registado crescimentos anuais dos nascimentos e reduções anuais dos encerramentos, para valores aproximados aos do período pré-PAEF.