Critical volta a abrir as portas para dar a conhecer o programa de Neurodiversidade

A Critical Software, Critical TechWorks e a NOS, em parceria com a Specialisterne, anunciam o arranque de uma nova edição do Programa de Neurodiversidade, com a organização de dias abertos em Lisboa, Porto, Coimbra, Braga e Viseu. Nesta edição, as empresas parceiras esperam formar 14 candidatos, no decorrer de cinco semanas, e empregar pelo menos oito. Este ano, o programa ganhou um novo site que reúne toda a informação útil para os interessados poderem fazer a candidatura.
O Programa de Neurodiversidade foi lançado em Portugal em 2021, pela Critical Software em parceria com a Specialisterne, com o intuito de adaptar o processo de contratação e formação para alargar a base de talento a pessoas autistas no sector tecnológico. Os detalhes do programa foram pensados em colaboração com a Specialisterne, uma organização dinamarquesa, com mais de 20 anos, especializada na formação e integração de pessoas com autismo para o mercado de trabalho.
Este ano, a Critical Software irá promover os dias abertos na região de Coimbra e Viseu, nas tardes dos dias 1 e 2 de Abril respectivamente, enquanto a Critical TechWorks e a NOS assumirão a organização dos dias abertos em Lisboa, Porto e Braga. O dia aberto organizado pela NOS está marcado para a tarde do dia 31 de março e os dias abertos da Critical TechWorks estão previstos para os dias 3 de Abril, no Porto, e 4 de Abril, em Braga.
Os dias abertos são oportunidades de potenciais candidatos e respectivas famílias contactarem directamente com o ambiente das empresas parceiras ou tirarem dúvidas, passos cruciais para profissionais que poderão vir a trabalhar em breve numa destas empresas. Estes dias são também uma forma destas empresas neuro-inclusivas celebrarem o Dia Mundial de Consciencialização do Autismo, que se assinala no dia 2 de abril. A participação nos dias abertos é gratuita mas carece de inscrição (para mais informação contactar Programa de Neurodiversidade <info@programadeneurodiversidade.pt>).
A parceria com organizações como a Critical TechWorks, desde 2022, e com a NOS, desde 2024, permite alargar o impacto do programa, sendo que as quatro empresas colaboram no sentido de formar, contratar e integrar mais profissionais autistas e criar comunidades corporativas neuro-inclusivas. Em 2024, 15 profissionais com este perfil integravam equipas da Critical Software e os restantes 15 estavam nas demais empresas parceiras. Desde 2021, o programa já garantiu a contratação de 30 profissionais com perfis neurodivergentes.
O programa continua aberto a novas parcerias com empresas tecnológicas que queiram contribuir para ambientes corporativos e processos de recrutamento mais preparados para a diversidade e inclusão.