Cuidar dos colaboradores com ajuda das plantas? Sim. Cuidar fortalece-nos, é cool e faz parte da Employee Experience.

Abrimos os braços a este novo ano com a certeza de que cuidar do forte alinhamento entre as diversas dimensões da nossa vida é fundamental e, devemos praticar pequenas mudanças que respeitem esta inegável essência. Cuidemos de nós através da envolvente em que habitamos.

 

Por Sofia Eiras Antunes, Founder & CEO da Curae

 

Aprender a escutar a nossa energia. Saber como se inspirar, como se deixar contagiar positivamente pelo que está à sua volta. Construir por exemplo um “santuário de plantas”, trazendo a natureza para o ecossistema de cada dia, é multiplicar as condições para uma experiência positiva.

Nas nossas Organizações, os modelos de trabalho são agora mais do que nunca, uma das mais importantes variáveis de atração e retenção. Esses modelos respeitam o cuidado por uma employee experience que passa pelas sensações que vivemos no dia a dia e pelo bem-estar que sentimos na forma como desenvolvemos a nossa missão. Queremos pessoas inspiradas e motivadas, a trabalhar em equipa, em ambiente colaborativo ainda que em confinamento. Parece muito exigente, mas estamos a fazer importantes evoluções. Sabemos que a inteligência social, a colaboração virtual, o foco nos objectivos e resultados, continuarão a ser sempre e cada vez mais competências que temos que desenvolver. Temos feito caminho nesta aprendizagem, mas podemos e devemos melhorar todas as variáveis.

Para que o tempo resulte como mágico, permitindo-nos fazer coisas extraordinárias que acrescentam valor, o espaço em que estamos, vivemos, trabalhamos, tem que “conversar connosco” de forma estimulante. Os cenários condicionam o modo como trabalhamos, nos inspiramos, realizamos e inovamos. Os ambientes híbridos falam-nos de um espaço confortável onde os Jardins de plantas se revelam como respeitando-nos, cuidando de nós, tornando-nos mais humanos, em contato com natureza e vida. E eles agora existem quer nos escritórios, quer nas nossas casas, quando estamos em teletrabalho.

Para a @_curae, a empreendedora marca que criei durante a pandemia, cuidar através através das plantas é uma via para cuidar da saúde mental. Não há razões melhores do que aprender a cuidar de plantas e transferir essa atitude para a serenidade que nos equilibra na forma como nos olhamos, como olhamos os outros e como isso impacta toda a forma como revelamos a nossa inteligência emocional. O recente contexto pandémico veio reforçar o quanto precisamos da energia das pessoas que nos rodeiam, mas sobretudo de equilibrarmos a nossa própria vibração e trabalharmos o autoconhecimento. Aprendemos a reconhecer que o espaço envolvente deve trazer novidade, estimular o equilíbrio e promover a sensação de bem-estar.

Criar um santuário de plantas em casa e nos escritórios tem sido uma via para respeitar a natureza das nossas equipas. Este é um dos propósitos da Curae que vive para harmonizar, decorando de plantas os cenários em que trabalhamos, cuidando do bem-estar de todos.

Como fazer? É essencial que o sítio escolhido para o santuário contenha muita luz natural, seja num espaço calmo e sem ruídos, Nos espaços de trabalho é essencial a presença das plantas que ajudam a realçar o efeito de tranquilidade e equilibrar a nossa respiração e que criam uma atmosfera ideal. As plantas trazem vida, cor e paz ao ambiente que nos rodeia. Podem virar Santuário, um lugar onde se possa parar a meio do dia de trabalho, para meditar, tomar o café da manhã ou até fazer um brainstorming. As plantas têm vindo a ser adotadas durante a pandemia. Virou ponto certo na construção de ambientes mais equilibrados, a que muitos têm estado a aderir Abraçando o conceito de slowliving em oposição ao stress frenético de certos momentos da nossa agenda, ter um jardim interior por perto, ajuda-nos a criar pausas para mindfulness, convidando-nos a momentos equilibrantes para viver devagar e assim gerir melhor a nossa energia individual e o nosso potencial para o foco.

Após criar este espaço, vais sentir-te mais capaz de levar o espaço contigo. Como? O santuário está, na verdade, dentro de nós. Sê criativo e abraça o verde. Sentir-te-ás mais calmo para enfrentar os desafios do dia a dia. São recomendações Curae para o Novo Ano. Vamos lá abraçá-lo com optimismo.

Ler Mais
pub


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*