De designer a marketeer: Mudar de carreira é sempre uma opção!

Human Resources
7 de Agosto 2024 | 11:00
De designer a marketeer: Mudar de carreira é sempre uma opção!

A vida é feita de mudanças e decisões corajosas. Quando decidi mudar a minha carreira, de designer para marketeer, não só estava consciente dos desafios que iria enfrentar, mas também estava cheio de esperança pelas oportunidades que esta transição poderia trazer.

Escolha a Human Resources como fonte preferida no Google Escolher ›

Por Rúben Lobo, Performance & SEO specialist na Webcomum Digital Business & Tech 

Nem todas as carreiras seguem uma trajectória linear, e isso ficou bem claro ao interagir com diversos profissionais do mundo digital ao longo deste processo. Cada um com a sua história, repleta de desafios, desvios surpreendentes e muito sucesso, todas acrescentaram um pedacinho de coragem neste rumo à mudança.

Depois de seis anos a trabalhar como designer, a minha proximidade com o departamento de marketing digital, que, diariamente, intervém em vários negócios, proporcionou-me uma visão privilegiada sobre o crescimento, as dificuldades, a evolução e os desafios enfrentados pelos clientes no universo digital. Essa convivência intensa permitiu-me não apenas observar, mas também entender as dinâmicas e estratégias aplicadas, assim como os problemas que emergem e as soluções inovadoras que são implementadas para impulsionar o sucesso dos nossos clientes. O processo despertou o meu interesse e foi nesse momento que surgiu a curiosidade de aprofundar mais os meus conhecimentos na área.

Continue a ler após a publicidade

Comecei por acompanhar figuras populares como Gary Vee e Seth Godin, ler artigos, assistir a webinars, conversar com profissionais da área e participar em workshops relacionados com marketing. Percebi que muitos conceitos de design se aplicavam directamente no marketing digital, como são exemplos a importância da estética, a experiência do utilizador e o design de performance. Posto isto, precisava de adquirir novas competências para dar início ao que tanto queria e me identificava, o mundo do marketing digital.

Decidi então inscrever-me no Programa de Aceleração Digital de Roberto Cortez e Rebellion de Rui Patarrana. Estes programas foram um ponto de viragem na minha jornada, proporcionando-me uma visão abrangente do marketing digital e uma rede de contactos valiosa. Os cursos de marketing digital, gestão de redes sociais, SEO (Search Engine Optimization) e e-commerce tornaram-se parte do meu dia-a-dia e contribuíram para a minha rápida evolução nesta área. Não só me deram o conhecimento teórico, mas também a confiança para aplicar esses conhecimentos, na prática.

Meses mais tarde senti que a preparação estava feita e a decisão de mudar de departamento foi oficialmente transmitida. Os ideais estavam alinhados e a sinergia entre equipas permitiu que a transição fosse suave. Uma das maiores lições que aprendi durante este processo foi a importância da formação contínua e da adaptação. No mundo digital, as mudanças são constantes e a capacidade de aprender e adaptar rapidamente é crucial. A transição de designer para marketeer ensinou-me a valorizar a resiliência e a flexibilidade.

Por isso, se estás a considerar uma mudança de carreira, lembra-te de que nunca é tarde para seguir a tua verdadeira paixão. Investir em ti mesmo, explorar novas áreas e estar aberto a novas oportunidades pode levar-te a caminhos inesperados e gratificantes. A minha jornada de designer a marketeer foi desafiadora, mas extremamente recompensadora, e, neste momento, encontro-me feliz e agradecido por encontrar o espaço perfeito para crescer e reinventar-me.

Continue a ler após a publicidade
Partilhar


Mais Notícias