De empresas a clubes de futebol: várias entidades estão a ajudar as corporações de bombeiros que estão a combater os incêndios. Saiba como contribuir

Devido aos incêndios que assolam o país desde o dia 15 de Setembro, várias empresas estão a apoiar os bombeiros. Conheça aqui algumas das iniciativas.

 

 

O McDonald ‘s vai oferecer menus a todos os bombeiros que se encontrem “em trânsito no cumprimento da sua função” até ao dia 4 de Outubro. A informação foi divulgada pela Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) através de uma publicação nas redes sociais.

«A iniciativa representa um acto de solidariedade e um reconhecimento público pela dedicação e espírito de sacrifício dos milhares de Bombeiros que, diariamente, defendem a floresta contra incêndios e garantem a segurança e proteção das populações», lê-se na publicação.

 

Assim, todos os elementos das Corporações de Bombeiros e da Protecção Civil podem proceder à recolha de bens em qualquer, bastando que se dirijam ao espaço de Apoio ao Cliente.

Em articulação com a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, a Missão Continente vai proceder à entrega dos bens solicitados (Ex: água, leite, barritas, energéticos e fruta), nas bases de apoio logístico da ANEPC, nas zonas envolventes.

Por fim, qualquer Corporação de Bombeiros pode ainda fazer pedidos de apoio específicos através do site da Missão Continente.

Também as populações afectadas directamente pelos incêndios podem contar com o apoio da Missão Continente. Para o efeito, devem dirigir os seus pedidos de emergência às seguintes Delegações da Cruz Vermelha Portuguesa, que será diretamente apoiada pela Missão Continente:

·       Delegações Zona Centro: Guarda, Viseu, Castelo Branco, Coimbra, Aveiro e Águeda

·       Delegações Zona Norte: Vilela, Sobreira, Gondomar, Valongo, Fafe, Vila do Conde, Matosinhos e Frazão

 

Neste programa de Emergência da Missão Continente também estão incluídos os animais domésticos desprotegidos, cujo apoio deve ser solicitado à Animalife através do email: geral@animalife.pt.

Lojas mais próximas das zonas afectadas pelos incêndios:

Mangualde

Continente Viseu

Continente Modelo Retail Park Viseu

Continente Modelo Mangualde

Paredes

Continente Modelo Paredes

Continente Modelo Rebordosa

Continente Modelo Penafiel

Continente Bom Dia Paredes Centro

 

Albergaria

Continente Bom Dia Estarreja

Continente Bom Dia Pinheiro da Bemposta

Continente Modelo Oliveira de Azeméis

Continente Modelo Águeda

Continente Aveiro

 

Chaves

Continente Modelo Chaves

Continente Bom Dia Chaves

 

Já o Estrela da Amadora doou 10% da receita do desafio com o Boavista aos Bombeiros Voluntários da Amadora, que se encontram no terreno a apoiar. O clube desportivo comunicou que doou 10% da receita do desafio do conjunto da Reboleira frente ao Boavista aos Bombeiros Voluntários da Amadora, que se encontram no terreno a combater os incêndios que assolam Portugal.

Também as claques Colectivo Ultras 95 e Super Dragões, afectadas ao F. C. Porto, estão a recolher bens essenciais no apoio aos bombeiros durante o combate aos incêndios. A ideia é ajudar várias corporações do norte e centro do país numa altura em que o país está a ser massacrado pelas chamas. As duas claques fazem apelos nas redes sociais e procuram angariar, pelo menos, água, sumos, bebidas energéticas, bolachas, fruta e produtos de higiene

A Cepsa enviou para a Protecção Civil uma lista de 47 postos de abastecimento onde os bombeiros poderão abastecer gratuitamente, essencialmente localizados na região Centro e Norte do país. Disponibiliza, igualmente de forma gratuita, águas para todos os bombeiros que se dirigirem aos referidos postos de abastecimento.

 

A LASO Transportes colocou à disposição dos Bombeiros e Protecção Civil os seus serviços de logística e transportes especiais. «Estamos prontos para ajudar no transporte de materiais, equipamentos e qualquer necessidade que possa surgir no combate a esta ameaça devastadora. O compromisso com a comunidade é firme, e queremos estar ao lado daqueles que diariamente arriscam tudo para proteger as florestas, as casas e as vidas», lê-se numa nota da empresa.

 

 

Se quiser ajudar:

Cada corporação pode ter solicitações específicas, bem como produtos que são mais ou menos urgentes neste momento. Como tal, caso queira fazer alguma doação, nada como contactar directamente o quartel mais próximo. De qualquer forma, entre os produtos mais solicitados estão:

– Águas e sumos de fruta sem gás (em pacotes individuais e entre 33cl e 50cl)
– Pacotes de bolachas individuais (de preferência, sem creme ou cobertura)
– Barras de cereais
– Fruta (não muito madura)
– Alimentos com prazo de validade longo, como enlatados
– Produtos de higiene pessoal

 

Onde posso entregar os donativos?
De preferência, os donativos podem ser entregues nos quartéis de bombeiros mais próximos dos locais onde os incêndios estão a ser combatidos, para que não seja necessário recorrer a transporte. Se tal não for possível, a Liga dos Bombeiros Portugueses afirma que os donativos podem ser doados nos corpos de bombeiros voluntários da área de residência.

Ler Mais