Desde 2020 que o número de milionários em Portugal não para de crescer. Veja aqui os números (e a comparação com outros países)

O número de milionários em Portugal cresceu 1,9% no último ano, e são hoje 175 mil, quem o diz é o UBS Wealth Report de 2025.

A edição de 2025 do UBS Global Wealth Report revela um aumento de 4,6% na riqueza global e dá conta de que em Portugal o crescimento foi de 1,9%, ou 3200 pessoas que se juntaram à lista dos que detêm património líquido avaliado em mais de um milhão de dólares. Segundo o banco suíço,  os cerca de 175 mil milionários portugueses têm, em conjunto, qualquer coisa como 376 mil milhões de dólares em património, ou cerca de 2,149 milhões de euros por milionário.

Um valor que compara com a riqueza média, por adulto, de 163,9 mil dólares – a riqueza mediana ronda os 81,3 mil dólares. Ou seja, é bastante claro o fosso entre os portugueses e a acumulação de riqueza junto de um grupo muito restrito.

O UBS chama ainda a atenção para dados relacionados com a desigualdade no país, dando conta de que Portugal apresenta um coeficiente de Gini de 0,61 em 2024 (ligeiramente abaixo dos números de 2019), o que significa que tem um nível de desigualdade patrimonial elevado no contexto europeu – ainda que muito abaixo de países como a Rússia ou África do Sul, que tem um coeficiente de Gini acima dos 0,8.

Desde 2020 que o número de milionários em Portugal não para de crescer, tendo registado um aumento significativo entre 2020 e 2022 (22,6%), mas mantendo-se sempre numa tendência ascendente ainda que a um ritmo menos acelerado desde então.

Segundo o relatório, Espanha conta com 1,2 milhões de milionários, Portugal com cerca de 175 mil e a Grécia tem em redor de 80 mil.

Em termos globais, o UBS espera que o número de milionários continue a aumentar na maioria das geografias analisadas pelo banco suíço. As projecções apontam para “mais 5,34 milhões de pessoas a juntarem-se às fileiras dos milionários até 2029, um aumento de quase 9% em relação a 2024”, diz o relatório que, no ano passado, estimava que Portugal pudesse chegar aos 189,1 mil milionários em 2028.

Os Estados Unidos mantêm-se solitariamente no topo da lista dos países com maior número absoluto de milionários, seguidos da China. Ainda assim, é no país liderado por Donald Trump que estão 40% dos milionários de todo o mundo.

Ler Mais