Dez tendências que vão marcar a transformação digital este ano

A necessidade de digitalização dos negócios aumentou nos últimos dois anos devido ao impacto generalizado da pandemia. Neste contexto, espera-se que, em 2022, se assista à consolidação e universalização de algumas tendências que começaram a surgir nos tempos mais recentes, seja um grande impulso no desenvolvimento e na aplicação de novas tecnologias nos negócios, seja no marketing e na comunicação.

O relatório Tendências Deep Digital Business 2022, elaborado pela LLYC, identifica 10 dos principais aspectos que marcarão a transformação digital de empresas e instituições este ano:

 

1. IA para as boas relações: Tecnologias como o processamento da linguagem natural, o reconhecimento de imagens ou áudio, combinadas com a visualização de dados permitem hoje estruturar, analisar e visualizar insights  e motivações dos vários stakeholders.

 

2. Democratização dos dados: As culturas data-driven vão ser cada vez mais valorizadas nas organizações que passarão a ter o mantra de que «a melhor forma de fazer bem o seu trabalho é fazer uso da informação que é gerada pelas equipas de intelligence».

 

3. No cookies, no party: Estão a emergir outros modelos de informação sem recurso a cookies, formas mais transparentes e “limpas”. Assim, as marcas apostam cada vez mais na construção de uma first party data que permite conhecer melhor as suas audiências.

 

4. Metaverso. Imersão no futuro: Estamos a poucos anos de nos mudarmos massivamente para o metaverso, os dispositivos de realidade virtual e realidade aumentada farão parte da nossa vida até 2030, quebrando todas as barreiras entre o que é a realidade e o virtual.

 

5. Da era digital à era quântica: A computação quântica possibilitará processar um volume enorme de informações a uma velocidade exponencial e serão sistemas complexos e especializados que passarão a estar presentes em contextos científicos, tecnológicos e até corporativos.

 

6. Públicos fluidos: Estamos a deixar de segmentar a audiência por idade ou género para passar a analisá-la de acordo com o comportamento e a comunidade a que pertence naquele momento – uma caracterização fluída, em experimentação constante.

 

7. As arquitecturas multi cloud: Hoje em dia, o serviço Cloud é muito mais que o armazenamento de informação, é um dos principais aliados das equipas tecnológicas para quebrar barreiras à capacidade de intelligence das empresas.

 

8. O momento do marketing inclusivo: A inclusão é um fosso à escala global, não apenas na esfera digital. Numa sociedade onde a diversidade parece não ter lugar, o marketing inclusivo surge para pensar em todas as pessoas, e não apenas na maioria. É no todo que a diversidade está incluída.

 

9. A tecnologia no (e para o) talento: Transformar o talento tecnológico dentro das empresas não só é mais vantajoso, como também é mais saudável para a cultura corporativa de uma empresa. A IA permitirá personalizar a formação adaptada a cada colaborador.

 

10. Deep digital leadership: A verdadeira transformação digital não é apenas ao nível das ferramentas e tecnologias, envolve mudanças culturais e estratégicas profundas. A transformação digital exige líderes digitais que pensam, agem e reagem de forma diferente.

Ler Mais