
Dia da Produção Nacional: Clube de Produtores Continente apoiou cerca de 15 mil pessoas em 2024 (registou o maior aumento de sempre)
No âmbito do Dia da Produção Nacional, que se celebra hoje, o Clube de Produtores Continente (CPC) revela que, em 2024, comprou 624 milhões de euros à produção nacional para distribuir nas lojas Continente, o que se traduz em mais de 270 mil toneladas de produtos frescos.
Contando actualmente com 365 membros distribuídos de Norte a Sul do país e Madeira, que representam empresas familiares ou organizações de produtores, o CPC apoiou em 2024, directa e indirectamente, cerca de 15 mil pessoas, através de mais de 200.000 hectares de área produtiva. O número de produtores tem crescido anualmente a dois dígitos, tendo registado o maior aumento em 2024, com destaque para o crescimento dos produtores de carne de origem nacional.
«Os resultados de 2024 reflectem o compromisso contínuo do CPC com a produção nacional. Os produtores nacionais enfrentam actualmente desafios imensos, desde as mudanças climáticas até às exigências de inovação tecnológica e é com grande orgulho que os apoiamos, fortalecendo as economias locais e garantindo igualmente que os consumidores tenham acesso a produtos frescos, de origem nacional, provenientes de sistemas de produção mais sustentáveis», refere Ondina Afonso, presidente do CPC.
A produção e o consumo sustentável são, aliás, as principais preocupações do CPC cuja actividade está alinhada com o 12.º objectivo da ONU, com a estratégia Europeia do Prado ao Prato e com o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 do Ministério o Ambiente e da Transição Energética. Neste sentido, o CPC desenvolve regularmente iniciativas de formação e capacitação na implementação das melhores práticas produtivas, como a agricultura regenerativa e agroecologia, aposta na incorporação de matérias-primas certificadas com origem sustentável, e promove a biodiversidade nas explorações agrícolas, entre outras iniciativas, com o objectivo de apoiar os produtores no cumprimento das metas previstas pela Comissão Europeia.
Além disso, desenvolveu em 2023 a plataforma “Feira do Desperdício” que promove o aproveitamento do desperdício gerado nos produtores, através do impulsionamento de parcerias entre produção – indústria – retalho, que possam desenvolver projectos de inovação e circularidade.
Fundado em 1998 com o objectivo de apoiar os produtores nacionais e valorizar a autenticidade dos produtos portugueses, o Clube de Produtores Continente (CPC) tem registado um crescimento significativo ao longo dos anos.