Dia Internacional da Felicidade. O que faz um Happiness manager e qual a sua importância nas empresas?

A Volkswagen Digital Solutions (VWDS), hub tecnológico do Grupo Volkswagen sediado em Portugal, tem pessoas exclusivamente dedicadas ao bem-estar e à felicidade da equipa.

 

Uma das figuras essenciais para a gestão de equipas tão diversas são os responsáveis pela felicidade dos colaboradores, pessoas cuja função é garantir a satisfação geral e que os elementos das equipas tenham tudo o que necessitam para se focarem no seu trabalho. São oito pessoas que trabalham de perto com os Office managers e os People Business partners da equipa de RH.

Os Happiness managers podem ajudar a criar um ambiente de trabalho positivo com foco na felicidade dos trabalhadores, o que pode conduzir a melhores resultados e a equipas mais fortes, maior produtividade e atracção e retenção de talento.

As principais funções dos Happiness managers no dia-a-dia passam por:

● promover o bem-estar, o empenho e a satisfação dos trabalhadores no local de trabalho;

● organizar eventos, actividades e iniciativas que promovam uma cultura de trabalho positiva;

● fornecer apoio e recursos para ajudar os colaboradores a melhorarem o seu equilíbrio e gerir stress do dia-a-dia;

● trabalhar de forma integrada com equipa de RH – People Business partners e Office managers.

 

«Promovemos um ambiente acolhedor e seguro, dando todo o apoio e condições para uma integração mais rápida e contínua na empresa. Em suma, o trabalho consiste em criar e manter um ambiente de trabalho positivo e mais produtivo, com espaço para momentos divertidos que ficam na memória!» afirmam Margarida Martins e Marisa Lopes, Happiness managers na MAN Digital Hub, Volkswagen Digital Solutions.

Os Happiness managers da VWDS vão participar no World Happiness Summit de 24 a 26 de Março. Dependendo do departamento, as acções e implementação de ideias são feitas de forma customizada para que se possa responder ao desafio da diversidade de equipas e projectos.

Garantir o material e conforto necessário, ajudar a procurar alojamento, são apenas alguns exemplos. Mas a principal função é sentir o pulso da equipa e fazer pequenos “mimos” que causem o efeito “uau”. São acções que têm um impacto significativo nas equipas, e por isso essenciais ao seu crescimento e gestão.

Como complemento ao bem-estar dos colaboradores, existem outras duas posições – People Business partners, parte da equipa de RH, que actuam como ponte entre os colaboradores e equipa de gestão para abordar quaisquer questões ou preocupações e ajudam a desenvolver competências e carreiras; e Office managers, que garantem que o escritório e o ambiente de trabalho estão em condições ideais para que os trabalhadores possam ser mais produtivos.

O modelo de trabalho da VWDS é híbrido, mas graças a estas três posições dedicadas às equipas e ao indivíduo, a adesão aos escritórios tem-se mantido elevada.

São equipas cuja preocupação é o bem-estar das pessoas. Desde People Business partners, Office managers a Happiness managers, o principal foco será sempre o mesmo: «garantir que as pessoas estão felizes e concretizadas no seu local de trabalho».

Ler Mais