Dicas para manter o envolvimento dos colaboradores remotos

Manter a equipa motivada é crucial para as organizações, estando esse envolvimento directamente relacionado com a produtividade e com o impacto dos resultados da organização.

Numa situação de distanciamento social, como a provocada pela Covid-19, pode haver uma maior dificuldade em manter as equipas remotas motivadas, produtivas e felizes. Para ultrapassar esse obstáculo, apresentamos algumas dicas para manter o envolvimento dos colaboradores remotos

  • Elabore um plano de contingência
    Montar um plano de contingência deve ser a primeira coisa a ser feita em momentos de crise que exijam trabalho remoto. Esse plano deve esclarecer todas dúvidas que possam surgir durante o período de crise, servindo basicamente como um manual de sobrevivência do colaborador. Deve conter todas as medidas que serão tomadas nos diversos cenários possíveis, no curto, médio e longo prazo, de uma forma clara e sem margem para interpretações. Esse material tem como objectivo trazer transparência, segurança e agilidade a este momento delicado.
    Alinhado com o plano, é importante intensificar o envio de comunicados sobre os impactos da crise na empresa e quais as directrizes que serão tomadas a seguir. Essa actualização ajuda a diminuir a ansiedade causada por este novo cenário e proporciona uma maior sensação de segurança.
  • Realize reuniões de alinhamentos de actividades
    É importante realizar reuniões online de alinhamento de actividades entre as equipas, onde cada um expõe as suas prioridades. A frequência de reuniões depende de cada área, podendo ser diária, semanal, quinzenal ou até mesmo mais de uma vez por dia, cabendo ao líder de cada equipa verificar o ritmo de entrega da sua área para optimizar o tempo. Paralelamente, a equipa pode utilizar os canais de comunicação online para esclarecer as dúvidas mais urgentes ou partilhar informações pontuais. Com a distância, é essencial desburocratizar o fluxo de troca de informação.
  • Potencialize a comunicação one-on-one
    Reunião entre o líder e o colaborador para discutir projectos, feedbacks e demais assuntos que possam achar relevantes. É o momento para conversar de maneira privada. Potencializar estas reuniões remotamente é essencial para que os lideres possam dar um suporte mais próximo e assertivo de uma forma individual e, consequentemente, manter as equipas motivadas e sincronizadas.
  • Centralize a comunicação online
    O ideal é manter a comunicação apenas em canais oficiais. O papel dos Recursos Humanos é delimitar quais os meios a usar e quais as boas práticas na sua utilização.
  • Manter viva a cultura da organização
    Para manter os colaboradores motivados, é preciso manter a cultura da empresa viva, mesmo que à distância. Para isso deve-se tentar levar para o virtual todas as acções e eventos que a empresa já realizava presencialmente ou incluir os colaboradores que estão em regime remoto.
  • Promover eventos que ajudem a descontrair
    O contacto social é uma necessidade humana natural e ficar privado dele pode acarretar danos à saúde mental. Para suprir essa necessidade, devem promover-se happy hour virtuais, mini-palestras e conversas online, aulas de ioga  ou de qualquer outro exercício.

 

pub


Comentários
A carregar...