Dicas: Saiba como promover uma reeducação alimentar dos seus colaboradores (vai ver resultados na produtividade)

Segundo o relatório de 2019 da Health at a Glance, divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), 67,6% da população portuguesa tem excesso de peso ou obesidade. Estes dados posicionam Portugal como o quarto país da OCDE com população mais obesa.

 

Pessoas que trabalhem um período mínimo de oito horas diárias, tendem a fazer grande parte da sua alimentação no local de trabalho. Este lugar torna-se assim num espaço ideal para promover estratégias de reeducação alimentar, que garantirão mais saúde para o colaborador e mais produtividade para a empresa. A Workwell deixa algumas dicas para ajudar as empresas a ajudarem na reeducação alimentar dos colaboradores.

Quais são os hábitos que devem ser incentivados entre os colaboradores?
Durante o reforço da importância de uma alimentação saudável no trabalho, é importante estimular alguns hábitos entre os colaboradores. Um dos mais importante é não saltar a refeição do almoço. Por vezes, é comum que a manhã seja totalmente ocupada por reuniões ou que a linha de produção esteja a todo o vapor. No entanto, este facto não é motivo para ignorar esta refeição.

É crucial que os colaboradores tenham horários definidos para as suas refeições, e que estas sejam cumpridas com tempo. O mesmo se aplica às demais refeições e lanches do dia, não devendo serem realizadas à pressa, nem em frente do computador.

Também é interessante incentivar a atenção às porções, afinal, o excesso não é nada proveitoso para quem se alimenta no trabalho. A ciência tem uma explicação para isto, o cérebro avisa o corpo quando este deve parar de comer, pois já se sente saciado. No entanto, esta acção não é imediata, e é por isso que por vezes tendemos a repetir a refeição.

Ao ingerir comida em excesso, o colaborador poderá sentir-se indisposto, cansado e por vezes, até com dor de cabeça. Se os alimentos forem consumidos na quantidade adequada, tais problemas serão evitados.

Mas como incentivar os seus colaboradores a melhorarem os seus hábitos alimentares?
Alguns investigadores da área da saúde pública e do marketing têm vindo a estudar o porquê das pessoas optarem por más escolhas alimentares, e que estratégias podem ser desenvolvidas para incentivar a que escolhas mais saudáveis sejam feitas.

Neste âmbito surgiu o ‘Nudging’, um novo conceito, caracterizado por pequenas alterações no espaço que influenciam directamente a mudança de comportamentos de uma forma indirecta, ou seja, sem que haja uma obrigação ou restrição implícita.

Num estudo realizado em 2016, num hospital universitário dos Países Baixos, testou a efectividade de uma intervenção Nudging. O objectivo era incentivar a compra de produtos como, fruta fresca, batidos de iogurte e saladas, e assim, promover o consumo de alimentos mais saudáveis junto dos estudantes.

 

O estudo implementou três estratégias Nudging distintas na cafetaria take-away do hospital:

1) Colocar fruta fresca na frente do balcão, de forma bem visível e acessível;

2) Disponibilizar sanduiches saudáveis visualmente atrativas;

3) Criar ‘Labels’ a indicar o batido de iogurte como o seu produto ‘Mais vendido’.

O resultado?
Estratégia 1: Verificou-se um aumento de 82.2%% na venda de fruta fresca na cafetaria;
Estratégia 2: Registou-se um aumento de 12.4% no consumo de sanduíches saudáveis;
Estratégia 3: Houve um aumento de 14,28% na venda de batidos de iogurte.

Embora as estratégias 2 e 3 não tenham registado um aumento significativo na compra desses produtos, a estratégia 1 revelou-se um enorme sucesso. O consumo de fruta disparou abruptamente, apenas mudando a disposição de como este produto era apresentado, tornando-o mais visível e acessível para os estudantes universitários.

Neste contexto, a Workwell alerta que «Pequenas alterações no espaço podem fazer toda a diferença para ajudar os seus colaboradores a fazerem melhores escolhas alimentares». Por isso, experimente começar por disponibilizar snacks saudáveis como fruta fresca, frutos secos, ou barritas energéticas, num lugar bem visível e acessível para os seus colaboradores.

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