Director de Recursos Humanos < 45 – Prémios Human Resources 2022

Qual a (o) Director de Gestão de Pessoas / Recursos Humanos que mais gostaria de ter na sua organização / empresa?

 

Nota biográfica dos finalistas

 

Alexandra Monteiro

Com mais de 15 anos de experiência em RH, Alexandra Monteiro é actualmente vice-presidente do Departamento de People na OutSystems.

O seu foco é guiar a sua equipa a atrair e reter o talento necessário para apoiar a alta performance do negócio, sempre com o bem-estar e a felicidade das pessoas em mente. Nas suas próprias palavras: “Partimos da premissa de que pessoas felizes dão o melhor de si pela empresa. Mas também acreditamos que, desta forma, temos um impacto positivo nas famílias dos nossos colaboradores, nas suas comunidades e, em última instância, na sociedade como um todo”.

Alexandra é licenciada em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Nova de Lisboa e tem uma pós-graduação em Estudos de Carreiras e Desenvolvimento Profissional pela Universidade da Virgínia.

 

Alexandra Sequeira de Carvalho

Alexandra Sequeira de Carvalho, 40 anos, é mãe de 3 filhas e Diretora de RH na NetJets Europe, empresa líder mundial de aviação privada.

Licenciada em gestão na Nova SBE, onde colabora como Professora convidada, e com um MBA pelo IE Madrid, a Alexandra conta com experiência de consultoria na Korn Ferry e na Deloitte, em Lisboa e Madrid.

Trabalhou ainda em indústrias onde “antecipar o futuro”, mais do que um propósito, é uma necessidade. Passou pela Central de Cervejas e Tabaqueira-PMI, e em 2018 assumiu a Direção de RH da SPORT TV. Desde dezembro de 2020 é Diretora de RH na NetJets Europe. A sua equipa caracteriza-a como: pragmática, orientada para a mudança e focada em resultados.

“Acredito que a área de RH deve ser um driver da agilidade e da mudança, promovendo uma gestão efetiva do talento, de forma a que a organização tenha a capacidade de se reinventar – mais do que adaptar –, acelerando os resultados de forma sustentável.”

 

Ana Porfirio

Ana Porfírio, conta até hoje com menos um apelido por esquecimento do pai na hora de a registar. Por coincidência, ou não, trata-se do apelido da sogra do pai! Adepta do Benfica por influência do avô materno, só usa porta-moedas vermelhos (com esta introdução já perdi 50% dos votos 😉).

Formada em GRH, mestre em Comportamento Organizacional e doutoranda em GRH está a fazer uma PG em Change Management e um Executive em Gestão Comercial. Com mais de 20 anos de experiência em Gestão de Pessoas em diferentes sectores de actividade e geografias é completamente apaixonada pelo que faz. “É um privilégio trabalhar com e para o melhor recurso de todos: aquele que é único, irrepetível e por muito que se tente, a máquina não consegue substituir: as PESSOAS.”

 

Andreia Rangel

Andreia Rangel é, desde setembro de 2020, Head of People da People da Deloitte Portugal, liderando a gestão de cultura e talento da consultora no mercado português e angolano.

Com uma vasta experiência na gestão de processos complexos em ambientes organizacionais em constante mudança, assume-se como uma profissional pragmática, results-driven e HR business oriented.

Formada em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde-Norte, frequentou também o MBA em Gestão de Recursos Humanos, pela Universidade Europeia.

Andreia Rangel é natural do Porto. Casada, tem dois filhos e quatro enteados. Entre os seus hobbies estão os desportos aquáticos, tendo inclusivamente praticado natação de competição.

 

Carla Caracol

Carla Caracol tem mais de 20 anos de carreira, tendo desempenhado funções em setores de atividade tão distintos quanto a Banca e Seguros, Construção Civil e Restauração, sendo, atualmente, Diretora de Recursos Humanos no Grupo Renascença Multimédia, o qual integra a Rádio Renascença, RFM e Megahits. Licenciada em Sociologia, com Mestrado em Sociologia Económica e das Organizações e Doutoramento em Comportamento Organizacional, concluiu ainda, 3 Pós-Graduações nos domínios de Gestão, Direito e Gestão de Recursos Humanos. É com este objetivo de congregar conhecimento e experiência que tem vindo a lecionar no ensino superior, sobretudo em Escolas de Negócios, sendo igualmente speaker convidada em várias conferências nacionais e internacionais.

 

Filipa Figueira

Filipa Figueira é licenciada em Psicologia Social e das Organizações, com uma pós-graduação em Gestão, um Programa Avançado de RH e programas corporativos de desenvolvimento de Liderança.

A sua experiência nos Recursos Humanos, nestes mais de 20 anos, tem sido bastante diversa, tendo passado por diferentes companhias de vários setores de atividade (Marconi, Mercer, Philip Morris, Ericsson e Novartis).

Em 2016 assumiu a direção de RH na MSD onde o foco tem sido a transformação da companhia e do modelo de trabalho, evolução da liderança e agenda de talento, construção de uma cultura de D&I e aprendizagem e reforço do papel dos RH como parceiro de negócio, agente de mudança e elemento essencial na estratégia e sucesso da organização.

Analisando o seu percurso, destaca três ensinamentos na forma como abordamos os desafios, que podem fazer a diferença ou deitar tudo a perder: envolver as pessoas certas, antecipar questões e procurar sempre soluções – a palavra de ordem é nunca desistir.
Filipa Figueira tem duas filhas, valoriza o tempo em família, amigos e o work life balance. Gosta de viajar, pratica Padel e running e a sua máxima é “love your job, love your life”.

 

Margarida Cardoso

Margarida Cardoso tem mais de 18 anos de experiência em Recursos Humanos (RH) e é atualmente responsável por gerir mais de 1200 pessoas que integram a empresa em Portugal. Apaixonada por liderança e desenvolvimento de talento, Margarida gere diariamente o processo de aprendizagem contínuo, garantindo que cada Pessoa acrescenta o melhor de si à organização. Formada em Psicologia, iniciou a sua carreira como consultora de RH e colaborou sempre em projetos de Aquisição de Talentos e Desenvolvimento Organizacional.

Hoje lidera os recursos humanos de uma das maiores empresas empregadoras no concelho de Sintra, e garante, simultaneamente, a afirmação das boas práticas em matéria de diversidade e inclusão, e a adaptação da cultura interna ao processo de alteração disruptivo do modelo de negócio da empresa rumo a um futuro melhor.

 

Nuno Ribeiro Ferreira

_______________________________________________________________________________________________________

 

Teresa de Freitas

Teresa Freitas trabalha há 20 anos na área dos Recursos Humanos, tendo passado por vários setores de atividade, o que lhe permitiu adquirir uma perspetiva alargada de mercado. Iniciou a sua carreira na área de Talent Acquisition, tendo evoluído para funções de HRBP (Human Resources Business Partner). Posteriormente, liderou os recursos humanos numa empresa do setor segurador para Ibéria e Benelux. Hoje, é Diretora de Recursos da EY, onde é responsável pela estratégia de Talent. Nos vários projetos que tem desenvolvido na sua carreira profissional, destaca as áreas de Reward e Engagement como preferenciais. O seu propósito consiste em impactar pela diferença a vida das pessoas que trabalham na EY, continuando a tornar a organização num Great Place to Work for Exceptional and Diverse People.

 

 

Participe e vote AQUI