Director de Recursos Humanos < 45 – Prémios Human Resources 2023

Qual a (o) Director de Gestão de Pessoas / Recursos Humanos que mais gostaria de ter na sua organização / empresa?

 

Nota biográfica dos finalistas

 

Andreia Rangel

Nos últimos 3 anos – enquanto Diretora de People, Purpose & Culture da Deloitte – a Andreia alcançou muitos objetivos no âmbito da gestão de pessoas. Sob a sua liderança, crescemos em mais de 2.000 pessoas, a experiência de talento foi revisitada através do Global Performance Experience e a estrutura da equipa de People passou por uma transformação, por exemplo, com a criação de uma equipa de People Business Partners e de Culture & People Experience. Na vida e na profissão, a espinha dorsal da sua visão é o caminho da humanização. Acredita que sermos autênticos é fundamental para estarmos energizados e na nossa melhor versão perante qualquer desafio. Com empatia e pragmatismo, procura integrar a visão de quem a rodeia, colocando o foco naquilo que realmente importa – a criação de valor.

 

Carla Caracol

Carla Caracol tem mais de 20 anos de carreira, tendo desempenhado funções em setores de atividade tão distintos quanto a Banca e Seguros, Construção Civil e Restauração, sendo, atualmente, Diretora de Recursos Humanos no Grupo Renascença Multimédia (Renascença, RFM e Mega Hits), onde assume também a Direção Pedagógica da Renascença Digital Academy.
Licenciada em Sociologia (UNL – FCSH), com Mestrado em Sociologia Económica e das Organizações (UNL – FCSH) e Doutoramento em Comportamento Organizacional (UL – ISCSP), complementou a formação base com Formações para Executivos nos domínios de Gestão (AESE, PBS, UE), Direito (UC – FD) e Gestão de Recursos Humanos (UE).
É com este objetivo de congregar conhecimento e experiência que tem vindo a lecionar no ensino superior, sobretudo em Escolas de Negócios, assumindo também intervenção ativa em movimentos associativos, sendo Vice-Presidente da APG – Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas e da DCH Portugal – Organización Internacional de Directivos de Capital Humano.
Gosta de se apresentar para além deste perfil mais formal, partilhando, em vários fóruns, o seu Lado B, o que verdadeiramente a caracteriza: apaixonada pela vida, pela família e amigos, adora viajar, tendo uma relação umbilical com o Brasil, sendo o seu refúgio de eleição Salvador da Bahia, não resiste a uns acordes de Axé, Samba e Bossa Nova, assumindo-se a fã nº 1 de Ivete Sangalo e, sempre que pode, ou a deixam, diverte-se imenso a fazer karaoke ou a ver futebol ao vivo.

 

 

Catarina Azevedo

Catarina Azevedo tem centrado a sua experiência profissional maioritariamente em empresas de tecnologia, com um perfil global. Atualmente, é a Diretora de People & Culture na KPMG Portugal, liderando a contratação, retenção, employer branding e formação a nível nacional. Anteriormente, de destacar que Catarina foi Diretora de People na Celfocus, foi Global Head of People & Culture na Vision-Box, foi Diretora Global de Recursos Humanos do grupo MDS SGPS e foi também responsável global de RH na TIM WE. Nestas empresas geriu equipas de RH , desenvolveu estratégias de recursos humanos em várias geografias em simultâneo, desenvolveu também planos de formação, entre outros.

 

 

Inês Madeira

A sua experiência profissional conta com 12 anos passando pela área da Formação e Consultoria na Gestão de Pessoas, Gestão de Talento e Reposicionamento da Carreira. Em 2019 integra a Equipa do Grupo FHC e, assume desde o final de 2021, a Direção de Capital Humano do Grupo.
Assume como principal responsabilidade o desenvolvimento do Departamento de Recursos Humanos reposicionando-o como um Departamento de Desenvolvimento do Capital Humano da empresa com particular relevância para formação avançada de quadros com vista ao desenvolvimento e implementação dos planos de carreira e sucessão.
Nesta posição, tem liderado, também, os processos de integração dos colaboradores de novas empresas adquiridas ou criadas pelo Grupo, garantindo a promoção e o comprometimento com a cultura FHC. Neste âmbito, desenvolve e implementa estratégias e políticas de recursos humanos transversais às diferentes empresas do Grupo FHC, respeitando a diversidade e individualidade existente em cada uma, resultado das diferentes geografias, nacionais e internacionais, nas quais o Grupo está presente, das diversas áreas de atividade e, também, da diversificada “pool” de gerações que constituem o referido Grupo.

 

 

Marco Serrão

Sou o Marco Serrão e lidero a equipa de Pessoas, Organização e Cultura da Galp. Entrei na Galp em Junho de 2022 depois de 14 anos no estrangeiro, principalmente na área das Telecomunicações.
Acredito no poder da diversidade, em sermos nós próprios no trabalho e criar impacto.
Acredito em pensar globalmente e atuar localmente. A minha carreira internacional moldou quem sou hoje e os valores que são mais importantes para mim, empatia, tolerância, e agir sempre com propósito.
Acredito que enquanto profissionais de RH temos a capacidade de moldar a cultura das empresas e impactar positivamente a vida das pessoas que nelas trabalham.
É tudo isto que me motiva, liderar a mudança, adicionar valor, e mais importante que tudo ser centrado no humano.

 

Maria Kol

Maria Kol iniciou o seu percurso profissional na My Change como Change Management Consultant, passou depois pela Overlap como Business Senior Consultant e pelo Banco ITAU no Brasil, onde desempenhou a função de Career and Organizational Culture Senior Analyst. Desempenhou ainda funções de Head of Human Resources na Autoridade da Concorrência.
Atualmente é Country HR Lead na Cisco Portugal e membro do Country Leadership Board contribuindo para a definição da estratégia de recursos humanos da empresa que recentemente ganhou o 1º lugar das Melhores Empresas para trabalhar em Portugal.
Licenciada em Ciências Psicológicas pelo ISPA e com mestrado em Psicologia Social e das Organizações, Maria Kol possui ainda três pós-graduações nas áreas do treino de liderança e desenvolvimento de equipas, gestão de recursos humanos e gestão empresarial.

 

 

Margarida Cardoso

__________________________

 

 

Maurício Marques

Sempre aliando Tecnologia e Pessoas, começou a sua carreira na multinacional tecnológica Bosch, onde teve a possibilidade de colaborar em três localizações em Portugal– Aveiro, Ovar e Braga, ajudando ao crescimento das diferentes localizações a nível local, participando no crescimento da Bosch em Portugal até à sua consolidação como um dos maiores investidores e empregadores internacionais em Portugal. Colaborou ainda na sede de uma das Divisões da Empresa na Alemanha, gerindo projetos e processos RH a nível Divisional e Corporativo.
Mais recentemente, como Diretor RH da Natixis em Portugal, tem contribuído para o desenvolvimento do Centro de Excelência do Porto que dá suporte global a nível tecnológico e de serviços financeiros a um dos maiores bancos europeus (Groupe BPCE). Criado de raiz em 2018, este contava no final de 2022 já com mais de 2100 colaboradores.
Com formação superior em Psicologia do Trabalho, é Pós-Graduado em Six Sigma e possui Certificação Internacional em Coaching.

 

Sofia Mendoça

__________________________

 

 

Participe e vote AQUI