Dona do Facebook vai apoiar as livrarias portuguesas na transição digital

A Meta lança uma iniciativa de apoio às livrarias portuguesas, que visa ajudar estes negócios independentes a acelerarem a transição digital, anunciou a dona do Facebook.

 

«Em antecipação do Dia da Livraria e do Livreiro – 30 de Novembro – a Meta anuncia uma iniciativa no Facebook, Instagram e WhatsApp que pretende ajudar as livrarias portuguesas a acelerarem a transição digital e adaptarem a estratégia de negócio ao novo cenário socioeconómico: https://www.facebook.com/business/boost/portugal», refere a tecnológica, em comunicado.

O projecto dirigido ao mercado português conta com o lançamento de um guia que colocará em detalhe todas as ferramentas da Meta que são úteis para as livrarias tirarem o melhor partido das suas redes e de um centro de recursos e formação que dará apoio directo aos proprietários destes negócios, salienta.

«Esta iniciativa é em antecipação do Dia da Livraria e do Livreiro (…) e integra-se numa campanha mais ampla de apoio às pequenas e médias empresas [PME]», acrescenta a Meta.

A dona do Facebook salienta que o projecto #ApoiamosBoasIdeias que antecede a época natalícia acontece num ano «em que 51% dos consumidores quer comprar local e em pequenos negócios e 90% pretende encontrar novas marcas e produtos».

As livrarias foram afectadas pela pandemia COVID-19, durante o período de confinamento, sendo que com o lockdown muitos livreiros recorreram à venda online, «criando websites e redes sociais com serviços de pagamentos e entrega, que se mantiveram até hoje».

Contudo, a transição digital das livrarias ainda não está concluída, sendo que um estudo da Gfk, divulgado pela APEL, revela que mais de 73% das vendas de livros em Portugal são em lojas físicas e apenas 14,7% são através de vendas online, refere a Meta.

Segundo um inquérito recente da Ipsos às PME, «as redes sociais da Meta são imprescindíveis para chegar a novos públicos – neste ponto, Portugal destaca-se, com 72% das PME inquiridas a confirmarem que utilizaram os produtos da Meta para alcançar novos públicos», prossegue a tecnológica.

«Acreditamos que este guia vai ser uma ferramenta indispensável para as livrarias portuguesas, e identificámos, entre as múltiplas possibilidades dentro do Facebook, Instagram e WhatsApp, as ferramentas que podem fazer crescer os negócios dos livreiros e alcançar mais pessoas», afirma Irene Cano, country manager da Meta em Portugal e Espanha, citada em comunicado.

De acordo com a responsável, as redes sociais «são a melhor forma de as pessoas se ligarem aos negócios locais, assim como de encontrarem os produtos ideais, especialmente na época natalícia que se aproxima».

Por isso, «na Meta continuamos a investir em novas formas de apoiar as pequenas e médias empresas», conclui.

Ler Mais