Dos colaboradores aos executivos C level, passando pelo managers: admitem todos andar a fingir produtividade

Human Resources
7 de Julho 2025 | 14:00
Dos colaboradores aos executivos C level, passando pelo managers: admitem todos andar a fingir produtividade

São inúmeros os termos que descrevem a força de trabalho dos dias de hoje. Mas, a grande maioria deles enquadra-se no chapéu da “fauxductivity” ou “falsa produtividade”, destaca a Forbes.

Escolha a Human Resources como fonte preferida no Google Escolher ›

 

A produtividade tem sido uma das principais questões do local de trabalho debatida entre os especialistas este ano, com as empresas a temer os efeitos do “grande afastamento”. Os CEO da Fortune 500 classificaram inclusivamente a “baixa produtividade” como o principal desafio organizacional no próximo ano, segundo dados da empresa de software Atlassian.

Está claro que os colaboradores não são os únicos a fingir ser produtivos, os chefes também estão a fazê-lo, e o fenómeno pode fazer parte de culturas de trabalho assentes no “sempre ligado”.

 

Continue a ler após a publicidade

«Principalmente os gestores são os melhor posicionados para promover uma cultura no local de trabalho que permita aos colaboradores ser humanos e dizer quando estão com dificuldades, e não focarem-se na produtividade», disse no relatório Meisha-ann Martin, senior director na Workhuman. «Os próprios managers precisam de resistir à vontade de manter as aparências e, em vez disso, serem claros sobre as pausas que fazem.»

Partilhar


Mais Notícias