Em noite de Champions, espreite (e implemente) estas lições dos atletas de alta competição para o mundo corporativo

No mundo corporativo, os executivos de alto desempenho destacam-se por serem resilientes, persistentes e disciplinados, em níveis acima da média. Também se diferenciam por entregar resultados qualitativos e quantitativos, enquanto inspiram as pessoas em seu redor a darem o melhor de si.

 

No desporto um atleta não vive só das Olimpíadas, afinal a competição acontece a cada quatro anos. No dia a dia, na disputa para se classificar entre os melhores, todos passam por dias de luta e de glórias em treinos e competições. No mundo dos negócios acontece o mesmo: ao longo da sua carreira, os profissionais passam por fases, e ao longo dos anos vão se destacando como os melhores cada um com a sua particularidade e especialidade, refere o site Você RH.

Mas, por trás de todo o sucesso consistente, existe muito trabalho e a humildade de estar sempre em busca de aprender e se aprimorar mais, além da habilidade de tratar as pessoas bem, de forma que elas se sintam importantes.

Doze lições que os atletas de alta competição podem dar ao mundo corporativo

1. Hábitos saudáveis
Os atletas procuram hábitos extremamente saudáveis, inclusive na alimentação e na rotina de ter momentos de descanso e de sono. Da mesma forma, pessoas de alto desempenho nas empresas não vivem 24 horas em função da companhia. Em geral, elas têm – obviamente – momentos de muita intensidade de trabalho, mas também têm horários determinados para pausas e a disciplina de parar de trabalhar a partir de uma determinada hora para ter tempo para si mesmo, para a família e amigos.

2. Metas claramente definidas
A meta do atleta está muito bem definida desde o início. No mundo corporativo, lideranças que falam de forma clara quais as metas  esperadas das suas equipas costumam ter mais sucesso em alcançá-las.

3. Persistência e rotina de treino com muita repetição
Isso vale para tudo, em todas as profissões. Tiger Woods (um dos melhores jogadores de golfe dos EUA) diz que só passou a ter sorte quando passou a treinar 10 horas por dia.

4. Disciplina
Tanto no desporto como nos negócios, pessoas disciplinadas têm mais hipóteses de se destacar. A disciplina ajuda a conseguir cumprir todos os compromissos da agenda. Com a disciplina, além de mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional, também vemos menos procrastinação.

5. Resiliência
Tanto atletas de alto desempenho quanto executivos de sucesso são extremamente resilientes. Eles aguentam muita pressão e conseguem entregar resultados mesmo em cenários extremamente adversos.

6. Feedbacks claros e constantes
O atleta tem sempre feedback, no cronómetro, no placar do jogo ou através do público ou do treinador. Quando as pessoas têm acesso ao feedback no mundo corporativo, elas tendem a se desenvolver mais. Se o feedback for em tempo real será melhor ainda.

7. Busca pela superação e excelência
Atletas buscam o extraordinário, a quebra de recordes. Muitas vezes, eles acreditam que não existem limites inquebráveis. No mundo corporativo é possível competir consigo mesmo em busca de um desempenho melhor, procurar inspiração noutras pessoas ou empresas para se ter uma desenvoltura melhor.

8. A paixão move-os no dia a dia
Os atletas costumam demonstrar entusiasmo a cada passo, desejam tornar-se bons no que eles têm paixão em praticar. Será muito difícil encontrar um atleta de destaque que não gosta do desporto que pratica. No mundo corporativo se procurarmos trabalhar em algo que gostamos e em empresas com culturas alinhadas com os nossos valores teremos mais hipóteses de ter sucesso.

9. Seguem um plano de treino e acompanham a evolução
No mundo corporativo também se deve seguir um cronograma ou mesmo uma lista de afazeres com planos e métricas bem definidas.

10. Estão constantemente a estudar
Um atleta está sempre a estudar: a si mesmo, os adversários e o que há de melhor para melhorar a própria performance, além de se manter atento às fontes de inspiração para se tornar melhor a cada dia. Executivos de sucesso também nunca param de estudar. Eles estão sempre dispostos a aprimorar-se e a aprender coisas novas.

11. Comemoram vitórias
Após cada conquista, os atletas celebram. Por que não celebrar as conquistas no mundo corporativo também?

12. Cuidam da saúde mental
O aspecto psicológico por trás de atletas de alto desempenho precisa de ser muito bem trabalhado.

 

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...